• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Ulisses mexe no Governo. José Gonçalves sai, entra Carlos Santos
Política

Ulisses mexe no Governo. José Gonçalves sai, entra Carlos Santos

O ministro do Turismo, Transportes e da Economia Marítima, José Gonçalves, pediu demissão do Governo, obrigando Ulisses Correia e Silva a mexer, forçosamente e sem que quisesse, no seu Executivo que terá dois novos ministros a partir desta sexta-feira, 10.

José Gonçalves vai deixar o Governo. O ainda ministro do Turismo, Transportes e da Economia Marítima, pediu demissão alegando razões pessoais, 'forçando' Ulisses Correia e Silva, a contra-gosto, a fazer subir o actual secretário de Estado para a Economia Marítima, Paulo Veiga, a ministro com estas mesmas pastas.

Novidade é a escolha de Carlos Santos, actual presidente da Assembleia Municipal do Sal, para ocupar as funções de Ministro do Turismo e Transportes. Ao que consta, o chefe do Executivo já comunicou a decisão à Comissão Políticica do MpD, esta quarta-feira, 8, e o processo encaminhado ao Presidente da República para conferir posse.

Se não houver nenhum percalço, os dois novos ministros serão empossados já esta sexta-feira, 10, no mesmo dia em que toma posse o Ministro-adjunto do PM para a Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, ex-líder do Grupo Parlamentar ventoinha.

A saída de José Gonçalves do elenco governamental já vinha sendo comentada e tida como factível há muito. E sempre a seu pedido, ou seja, Gonçalves já não queria estar no Governo faz tempo. Mas UCS, embora o tenha rebaixado de super-ministrio a ministro de segunda, preferiu mantê-lo no cargo, apesar de todas as contestações, afim de não desunir o grupo. O peso de Gonçalves na estrutura governativa, de resto, foi decaindo ao longo do tempo, não só pelo seu fraco desempenho - as polémicas no sector dos Transportes e a perda de pastas elucidam estas ideias - como pela postura do vice-primeiro ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, que "roubou-lhe" as atenções em tudo o que tem a ver a com a economia cabo-verdiana, a ponto de o desautorizar vezes várias.

No fundo, seria este o principal motivo para o pedido de demissão de José Gonçalves, ou seja, a omnipresência de Olavo Correia em todo aparelho o governativo, dando ordens aqui e acolá, minimizando os seus colegas do Governo e ofuscando aquele que deveria ser o motor da Economia. Gonçalves não teve espaço para aparecer e resolveu bater com a porta. Os novos ministros tomam posse esta sexta-feira. 10.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação