• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Ulisses Correia e Silva visita Santiago Norte com economia no centro das atenções
Política

Ulisses Correia e Silva visita Santiago Norte com economia no centro das atenções

O Primeiro-ministro inicia esta terça-feira, 8, um périplo pela região de Santiago Norte, tendo a economia como o foco principal. Santa Cruz será o primeiro concelho a acolher Ulisses Correia e Silva e sua comitiva. Com esta visita o Governo quer identificar as potencialidades da região, sobretudo no domínio do turismo, com o objectivo de também transformar Santiago Norte numa região economicamente forte também neste sector.

Olavo Correia, vice-primeiro ministro, que também tutela a pasta da Economia, José Gonçalves (Turismo e Transportes), Gilberto Silva (Agricultura e Ambiente), Alexandre Monteiro (Indústria, Comércio e Energia) e Eunice Silva (Infra-estruturas, Ordenamento e Território) são os membros do Governo que acompanharão UCS nesta visita a Santiago Norte. Da comitiva fazem ainda parte o presidente da Pró-Empresa, Pedro Barros, o presidente do IEFP, Paulo dos Santos, o presidente da Associação de Turismo de Santiago, Eugénio Inocêncio.

Juntos vão passar primeiro por Santa Cruz, nesta terça-feira, 8. Neste concelho, entre outros locais, a comitiva governamental visitará o Porto Fundo, o Projecto “Rota da Carne” (Ribeira Seca) e as obras de requalificação em curso. Ainda em Santa Cruz, o edil Carlos Silva, pretende abordar com o chefe do Governo, os seguintes projetos: Construções de estradas de penetrações; Reabilitação da Empresa Justino Lopes; Mobilização de água apartar de água dessalinizada; Instalação ou criação de um fundo de investimento para desenvolvimento; Escola de formação técnico profissional para as áreas de agronegócio e pesca; Uma incubadora de Empresa; Central de compras (Parque industrial e logístico); Um Porto comercial.

Na quarta-feira, 9, é a vez de São Miguel, onde UCS e parte do seu elenco governamental vão ser colocados a par dos últimos desenvolvimentos do projecto-piloto do porto de São Miguel e das obras de requalificação urbana e ambiental de Ponta Calhetona e de asfaltagem da cidade.

No Tarrafal, aonde chega no dia 10, quinta-feira, vai visitar os estabelecimentos hoteleiros Baía Verde e Grupo Oásis, bem como o Centro Multilínguas e o projecto Ribeira da Prata, entre outros locais. Santa Catarina é o concelho que segue, no dia 11, sexta-feira. Ali, o Primeiro-ministro vai visitar a ACAISA, a obra de requalificação da Frente Marítima de Ribeira Barca e algumas localidades, tais como Telhal (Engenhos) e Chã de Tanque.

Para o último dia deste périplo, 12, sábado, está reservada a visita a dois concelhos. Em São Salvador do Mundo, Ulisses Correia e Silva vai visitar um projecto piloto na zona de Babosa e assistir a uma sessão de “case study”. UCS segue depois para São Lourenço dos Órgãos, onde o programa de visita inclui três pontos: um projecto piloto em São Jorge, o Centro de Transformação Tuni e a empresa Dali.

Esta visita enquadra-se no plano do Governo de UCS de fazer do turismo um dos pilares da economia cabo-verdiana. Deste plano faz parte Santiago, ilha que o Executivo quer transformar num destino turístico “sustentável e inclusivo, criador de emprego, especialmente para a juventude, rendimento e bem-estar para todos, dando especial atenção às condições para a dinamização da economia em Santiago Norte e a participação dos diversos concelhos neste sector, em áreas como a agroindústria, turismo e pesca”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação