• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Governo mandou apagar comentário no facebook da RTC sobre suspeitas de corrupção na CM do Porto Novo?
Política

Governo mandou apagar comentário no facebook da RTC sobre suspeitas de corrupção na CM do Porto Novo?

Num comentário na página de facebook da RTC sobre indícios de corrupção na Câmara do Porto Novo aparece a informação de que o mesmo "foi removido pelo NOSi, por determinação do Governo de Cabo Verde" e a imagem deste alegado acto de censura está a circular redes sociais com vários internautas a fazerem referência à Conferência do Sal sobre Liberdade e Democracia. O administrador da emissora estatal, Victor Varela, garante que foi o autor, Terra Longe, que escreveu o texto para dar ideia de que foi censurado.

Entre os vários comentários que esta peça noticiosa suscitou no facebook da RTC, apenas o da Terra Longe vem escrito a itálico que o mesmo foi apagado, com o seguinte texto: “Comentário removido pelo NOSi, por determinação do Governo de Cabo Verde”.

Internautas que fizeram comentários no mesmo post da RTC estão a partilhar photoprint da imagem nas redes sociais e não perderam tempo em chamar atenção para a censura supostamente exercida contra um comentário a uma notícia, lembrando, a propósito, que ainda esta semana o Governo realizou no Sal uma Conferência Internacional sobre Liberdade e Democracia, que terá custado 55 mil contos, e onde a liberdade de expressão foi tema de destaque.

Referem que, independentemente da idoneidade do perfil, nunca deveria ser o Executivo a ordenar a remoção de um comentário numa página de facebook de um órgão de comunicação social (ainda que do Estado), já que essa será sempre uma decisão autónoma dos gestores da página se o comentário for entendido como ofensivo.

Santiago Magazine tentou ouvir os responsáveis do NOSi, mas até este momento não foi possível, pelo que aguardamos ter uma explicação dessa entidade a qualquer momento. 

SM também contactou o secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, que tutela a pasta da Comunicação Social, para saber quem deu ordens para o NOSi apagar o comentário na página da RTC, mas Lourenço Lopes garantiu que "o Governo nunca poderá tomar tal decisão. Não faz sentido". reforçou o governante, acrescentando também que "o NOSi não intefere na gestão das plataformas digitais da RTC".

Este foi também a explicaçáo dada ao Santiago Magazine pelo administrador da Radio-Telecvisão Cabo-verdiana, Victor Varela. "A política do Facebook não permite um terceiro de apagar comentários feitos numa página de outrem. Qualquer pessoa pode comentar, o conteúdo do texto é livre e da responsabilidade de quem publica. O NOSi não pode remover comentários na página da RTC porque não é administradora dessa conta", afirma Varela, bnegando que o referido comentário do Terra longe tenha sido apagado.

Segundo o gestor da RTC, "o texto do Terra Longe, a dizer que o comentário foi removido, foi escrito pelo seu autor, só que escreveu num formato que dá sensação de ter sido o próprio facebook. Portanto, não é verdade o que lá está escrito, até porque o Terra Longe é um perfil fantasma, que utiliza técnicas para criar esse tipo de situação".

A RTC, de acordo com Varela, vai emitir um comunicado para escklarecer a opinião pública sobre o ocorrido, já que colocou em causa a imagem da RTC, do NOSi e do Governo. Santiago magazine não conseguiu contactar o Terra Longe para saber a sua versão.

A notícia que originou o comentário do Terra Longe a a alegada censura do Governo tem a ver com indícios de corrupção na Câmara Municipal do Porto Novo, que Santiago Magazine anunciou em primeira mão, e que a RTC fez reportagem ontem, 12, a partir de uma conferência de imprensa do PAICV local.

Partilhe esta notícia