Pub

lazareto

Centenas de pessoas manifestaram-se este sábado, 10, contra a poluição que está a danificar a praia do Lazareto e a prejudicar a saúde de quem lá vive. Tudo na presença do PR que se encontra de visita à ilha.

A população do Lazareto, com apoio dos moradores do centro da cidade do Mindelo, saiu hoje às ruas para protestar contra a poluição naquela zona industrial. E para que não fique dúvidas, colocaram a empresa Frescomar e a Câmara Municipal contra a parede, exigindo explicações.

Os manifestantes, em número que ultrapassaram as duas centenas e usando máscaras de protecção respiratória no rosto, pediram à autarquia liderada por Augusto Neves e à conserveira Frescomar para “falarem a verdade” sobre qual das duas instituições é o responsável pelo alegado crime ambiental que está a afectar a praia e os habitantes do Lazareto.

https://www.facebook.com/ze.pereira.332/videos/1682129928493897/ (video)

“A Frescomar diz que nada tem a ver com a situação, a câmara diz o mesmo e, no meio, é Lazareto e sua população que sofrem, não vamos aceitar”, disse à Inforpress o porta-voz dos moradores, Eduíno Nascimento, durante uma manifestação pacífica pelas ruas do Mindelo.

Nascimento aproveitou a estada do Presidente da República, este fim de semana em São Vicente, para deixar um apelo: “Domingo quando o senhor Presidente for presidir ao juramento à bandeira no Morro Branco, vai ter que passar pelo Lazareto, e o que pedimos é que quando por lá passar faça descer os vidros do carro, por favor”, pediu o porta-voz.

É que, a população, “cansada de reivindicar” o direito a respirar um ar puro e a ter uma praia sem poluição, pede que se lhes resolva este problema “sem conflito”, mas que, perante a indiferença das autoridades, irão mudar a forma de agir”.

“Até hoje não recebemos nenhuma resposta da câmara, contudo se as autoridades não resolverem o problema seremos nós a resolvê-lo à nossa maneira”, ameaçou Eduino Nascimento, que indicou que a próxima etapa de luta será decidida em conjunto pela população.

Categórico, o porta-voz do grupo não tem dúvidas: “a situação começou a partir do momento em que a fábrica Frescomar foi ligada à rede de esgoto do Lazareto, que não aguenta o volume e as águas negras vão para o mar e o cheiro nauseabundo sufoca a população dentro das suas casas”.

Na manhã de ontem, sexta-feira, 9, foi a vez dos trabalhadores e dirigentes da Frescomar marcharem pelas artérias do Mindelo para, precisamente, rejeitaram “qualquer responsabilidade” na situação do esgoto e cheiro nauseabundo no Lazareto.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # Dolores 03-07-2017 03:40
you are really a just right webmaster. The website loading speed is amazing.

It seems that you are doing any unique trick. Also, The contents are masterpiece.

you have done a excellent task in this matter!

My weblog - caraudioessex.co.uk: http://Www.caraudioessex.co.uk/
Responder