• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Regabofes em Portugal
Entrelinhas

Regabofes em Portugal

Foram dois dias de actividades – 29 e 30 de Janeiro - e 20 municípios participaram. É o regabofe de sempre. Tudo pago. Fazer o quê? É o luxo do poder a falar a sua linguagem natural! Consta que o presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, viajou uns dias antes, e deixou o seu BWN fechado, o vereador que o substitui durante as suas ausências que ande a pé, ou nas carroças. Pudera! O luxo é dele e só dele!

Já devem estar de regresso ao país os autarcas cabo-verdianos que se deslocaram a Portugal no dia 28 de Janeiro a fim de participarem nos 35 anos de vida do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que aconteceu a 29 de Janeiro, data comemorativa do dia do IPB.

Dos 22 municípios cabo-verdianos apenas 2 não responderam sim ao convite do IPB – Santa Cruz e Mosteiros – em que o mote é participar na cerimónia de atribuição da medalha de honra à nação cabo-verdiana, conforme decisão do Conselho Geral do IPB, de 11 de Dezembro de 2017.

Termos em que, o Poder Local cabo-verdiano esteve ausente em Portugal para assistir a este evento, que o IPB decidiu atribuir à nação cabo-verdiana “pela excepcional contribuição para o progresso, bom nome e prestígio internacional do IPB, através de uma ampla colaboração interinstitucional no domínio da formação superior”.

Do programa, constavam as seguintes actividades: dia 28, recepção e alojamento no hotel Tulipa, às 18h, e às 20h jantar no restaurante A Porta.

Dia 29, manhã livre. Às 13h, almoço volante nos Serviços de Acção Social do IPB, e logo a seguir, ou seja, às 14h30mn, cerimónia comemorativa dos 35 anos do IPB, no Teatro Municipal de Bragança. Às 18h, inauguração da exposição Cabo Verde, da pintora Graça Morais, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, a que se segue Porto de Honra com jantar volante na sala de actos da Câmara Municipal de Bragança. Para fechar a noite, a partir das 21h30mn, um concerto comemorativo dos 35 anos do IPB, no Teatro Municipal de Bragança.

No dia 30, pelas 10h, reunião com o Presidente do IPB, seguida de reunião com os alunos de cada uma das autarquias representadas, pelas 10h45mn. Uma hora depois, ou seja, às 11h45mn visitas à exposição de arte africana - memórias da escultura mãe/peças africanas de culto, a que se segue uma reunião na Câmara Municipal de Bragança e Almoço.

Assim, termina a missão que fez descolar 20 Câmaras Municipais de Cabo Verde a Portugal.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação