• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PJ captura cabo-verdiano tido como um dos maiores traficantes de droga de Lisboa
Diáspora

PJ captura cabo-verdiano tido como um dos maiores traficantes de droga de Lisboa

A Polícia Judiciária portuguesa, em cooperação com as autoridades francesas, montou uma megaoperação que culminou na detenção esta terça-feira, 12, de Heitor Brandão, um dos maiores traficantes de droga de Lisboa. O luso cabo-verdiano chegou a integrar a lista do PSD à Assembleia da freguesia da Estrela em 2013.

De acordo com o jornal Correio da Manhã, Heitor Brandão, luso cabo-verdiano de 45 anos, foi apanhado no café de que é proprietário, na rua Possidónio Silva, na Estrela, Lisboa, no cumprimento de um mandado de captura europeu da polícia francesa. O suspeito tem cadastro policial. Dezenas de inspetores da PJ realizam diligências na casa de Heitor Brandão, em Campo de Ourique.

Até ao momento foram detidos mais dois suspeitos, ambos portugueses.

Segundo comunicado da PJ, a investigação permitiu identificar três situações de transporte de cocaína dissimulada no casco de navios. O grupo organizado dedicava-se à introdução de elevadas quantidades de cocaína provenientes da América do Centro, nomeadamente do Brasil, até ao continente europeu. Durante a investigação, que decorre desde o início de 2022, foram apreendidos cerca de 288 quilos de cocaína e cerca de 125.000 euros.

Heitor Brandão chegou a integrar a lista do PSD à Assembleia da freguesia da Estrela em 2013, na coligação "Sentir Lisboa". No Facebook, Heitor Brandão chegou a partilhar uma imagem em que surge ao lado de Luís Newton, que era então cabeça de lista à junta e que é hoje o atual presidente da freguesia. 

"Conheci-o em 2013 quando me candidatei pela primeira vez à Junta. Ele já na altura era presidente de uma coletividade, que entretanto já cessou atividade. Ele nunca trabalhou para a Junta. Quem trabalha é a irmã, que hoje mandou mensagem a dizer que não ia trabalhar. Até estranhei. E só percebi depois o motivo quando liguei a CMTV. Eu sou presidente da Junta há 10 anos, claro que em 10 anos ouvi muitos rumores, inclusive a ligação do Heitor à droga. Mas sempre foram só rumores. Não sabia de nada, nunca vi nada. Não é meu amigo, tínhamos apenas ligações institucionais por eu ser presidente da Junta e ele presidente de uma coletividade", diz Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela sobre detenção de Heitor Brandão.

Fonte: Correio da Manhã

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação