• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Calou-se a maior voz masculina do Finason e do Batuku
Cultura

Calou-se a maior voz masculina do Finason e do Batuku

Morre aos 94 anos de idade, António Vaz Carvalho, ou simplesmente, N᾽Toni dente d᾽Oru, de seu nome artístico, no seu concelho natal, São Domingos, por volta das 14 horas de hoje, 26 de Setembro. Vai o corpo, que é pó e à terra voltará, mas a alma, que é vida, fica connosco para sempre, em forma de sons, de melodias, de palavras e de lembranças. Estas, nunca morrem!

Homem sábio, humilde, e profundo observador do ambiente social que o rodeia, N᾽Toni dente d᾽Oru, é um génio do batuku e do finason, sendo tributário de letras e sons que imortalizam a nossa vivência colectiva, as nossas alegrias e tristezas, sonhos e frustrações, vitórias e derrotas, numa abordagem genuína e pessoal. Uma alma brilhante, este homem da cultura e da música popular de Cabo Verde.

No seu palmarés contam a participação no festival Smithsonian nos USA, em 1992, entre várias outras actuações nacionais e internacionais. Em 1997 gravou o seu primeiro CD, com o alto patrocínio da Rádio França Internacional (RFI). Anos depois gravou um dueto inédito com a raínha do finason, Nasia Gomes, osquestrado pelo grupo Ferro Gaita, numa produção de Gugas Veiga e Zunga Pinheiro.

Uma parceria entre a Câmara Municipal de São Domingos e o Ministério da Cultura está a trabalhar para levantar em busto desta grande figura da cultura cabo-verdiana, na praça central de São Domingos.

Amado e respeitado na sua terra, a rua principal do seu concelho natal leva o seu nome. Portador de passaporte diplomático, a música fez dele um cidadão do mundo.

Foto: Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação