• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Isenção de vistos para cidadãos europeus inicia a 1 de Janeiro de 2019
Política

Isenção de vistos para cidadãos europeus inicia a 1 de Janeiro de 2019

Governo vai iniciar, a partir do dia 1 de Janeiro de 2019, com a isenção de vistos para os cidadãos da União Europeia (UE), incluindo também outros países como a Suíça, o Liechtenstein e a Noruega.

Esta foi uma das decisões tomadas na reunião de quinta-feira do Conselho de Ministros. Em conferência de imprensa, o porta-voz do Conselho de Ministros, o governante Fernando Elísio Freire, afirmou que a isenção aos cidadãos da UE será por um período máximo de 30 dias.

Além de abarcar países como a Suíça, o Liechtenstein e a Noruega que não fazem parte da UE, e o Reino Unido, que está no processo de saída da União Europeia, Fernando Elísio Freire explicou que a intenção do Governo é alargar a isenção a países como Mónaco, São Marino e Andorra.

Tudo isso, conforme a mesma fonte com o objectivo de aumentar a competitividade no país, de cumprir aquilo que definiram no programa do Governo que é alargarem a influência de Cabo Verde em torno do sector turístico.

Segundo o ministro, o objectivo passa ainda por “ter maior competitividade na atracção de investimentos e turistas e aumentar a mobilidade, pertencendo claramente a duas regiões muito importantes que é a CEDEAO, e reforçando a sua relação com a União Europeia e com os países que a compõem”.

Ferrando Elísio Freire garantiu igualmente que já estão criadas todas as condições para iniciar este processo a partir do dia 1 de Janeiro de 2019, inclusive o portal para a inscrição dos turistas que queiram visitar Cabo Verde, feito em articulação com os turistas.

“A intenção do Governo é real, estamos a fazer com toda a convicção que é o melhor para o turismo do nosso país, para a segurança do nosso país, para a afirmação de Cabo Verde na sua região, e é melhor para a nossa competitividade”, acrescentou ainda sem antes lembrar que os turistas se deslocam para os países que lhes dá melhores condições possíveis, pelo que é por isso que se está a investir nessas condições principalmente na área da livre circulação.

O ministro assegurou também que esta medida não trará nenhuma perda para Cabo Verde, até porque, sublinhou, com esta estratégia da isenção de visto através da plataforma, o Governo vai conseguir recursos para investir na segurança, na melhoria dos aeroportos, na qualificação do turismo, para além de possibilitar a melhoria na segurança tendo o registo prévio dos cidadãos que pretendem entrar no país.

“E como sabem também o Governo aprovou uma taxa de segurança aeroportuária. A segurança até vai aumentar porque as entidades todas que se relacionam com os cidadãos que visitam Cabo Verde irão ter acesso privilegiado a um cidadão antes até de ele chegar a Cabo verde, “enfatizou o porta-voz do Conselho de Ministros, esclarecendo ainda que nos aeroportos haverá uma estrutura adequada para fazer todo o rastreio dos cidadãos.

A cobrança da Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA), nos voos internacionais, será feita através de uma plataforma, mas o governante esclareceu que ficam isentos os cabo-verdianos, os cidadãos estrangeiros que residem em Cabo verde, os emigrantes cabo-verdianos, mesmo que tenham uma outra nacionalidade para além da cabo-verdiana.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação