• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Autárquicas’2024: Candidato do PAICV quer reconquistar câmara e traçar “um novo rumo” para São Lourenço dos Órgãos
Política

Autárquicas’2024: Candidato do PAICV quer reconquistar câmara e traçar “um novo rumo” para São Lourenço dos Órgãos

O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Euclides Cabral, disse hoje à Inforpress que quer recuperar a autarquia para o partido traçar “um novo rumo” para este município santiaguense.

“(…) Temos como objectivo recuperar esta câmara [que é liderada pelo MpD desde 2016], não só para o partido, mas, para o bem da população de São Lourenço dos Órgãos, que, neste momento, entendemos que poderia estar mais bem serviço, se estivesse uma outra política, com mais dinâmica e mais ligada aos desafios do próprio município”, disse hoje o candidato, que é professor de carreira.

O também membro da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte e primeiro secretário do partido em São Lourenço dos Órgãos, lamentou o facto de o município estar a perder a sua população jovem e recursos humanos, sobretudo na própria câmara, e ainda ter perdido “alguns ganhos e serviços essenciais”.

De entre os “serviços essenciais” e ganhos que o município vem perdendo desde 2016 sob a liderança de Carlos Vasconcelos, citou o pólo universitário da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) e o centro de transformação de produtos e máquina ATM, com o município sem este serviço há mais de seis meses.

O candidato do PAICV criticou a paralisação da obra do mercado municipal, situado num lugar “emblemático e histórico” dos Órgãos, que segundo alegou está paralisada “por questão meramente política”.

Situações que pretende reverter se for eleito presidente da autarquia que o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) liderou de 2005 a 2016, sendo que de 2005 a 2008 como comissão instaladora.

Euclides Cabral também observou que em São Lourenço dos Órgãos há “áreas que merecem ser tratadas de uma outra forma”, como recursos humanos, turismo, infra-estruturação, educação, formação, cultura, ciência, agricultura e pecuária, áreas que, assegurou, vão ser prioritárias na sua plataforma eleitoral.

O político do PAICV disse ainda à Inforpress que tendo em conta que em São Lourenço dos Órgãos o nível de ensino está acima da média nacional, quer contar com a participação dos cidadãos para que juntos possam dar “um novo rumo e melhor” para o concelho.

Relativamente ao nome da pessoa que vai fazer a dupla com ele para a Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos nas eleições autárquicas deste ano, informou que o partido vai até final deste mês anunciar o candidato ou candidata.

Entretanto, Cabral adiantou que vão levar em conta para a escolha a questão do género e uma pessoa da sociedade civil.

Em São Lourenço dos Órgãos, o actual presidente da câmara, Carlos Vasconcelos, vai concorrer por mais um mandato na lista do Movimento para a Democracia (MpD).

Partilhe esta notícia