• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Era uma guerra evitável!
Ponto de Vista

Era uma guerra evitável!

Um exército inteiro, um país, crianças, velhos e jovens a enfrentar uma guerra evitável; levados, sem quererem, para uma batalha! Tivéssemos um Governo à altura das suas responsabilidades, não estaríamos agora nesta luta!

Não estamos preparados, contrariamente ao que o General Correia tem estado a afirmar que estávamos preparados para a guerra! Na verdade, nem temos armas de combate, de defesa, contra as doenças normais! Os nossos Hospitais são primitivos e mal preparados para a guerra das doenças normais e muito menos para enfrentar um inimigo potente e mortal como o corona vírus, que mata soldados em outras latitudes onde existem exércitos muito mais e melhor preparados que o nosso!

Quem não está preparado para a guerra deve evitar a aproximação do inimigo! A nossa natureza e a nossa localização geográfica deram-nos a oportunidade de evitar esta guerra, mas o General Correia fez orelhas moucas no momento em que foi alertado para fechar as fronteiras e impor quarentena obrigatória aos que chegavam ao nosso território!

Um General dado ao dinheiro e à economia, o General Correia, iludido pela galinha dos ovos de ouro, o turismo, vacilou na tomada da melhor decisão, na escolha entre o dinheiro, a economia e a vida! Escolheu o dinheiro e a economia!

Com efeito, cometeu um erro estratégico! Não conseguiu nenhum dos objectivos! Não salvou a economia e o dinheiro e deixou o país em pânico, em perigo eminente de perdas massivas de muitas vidas! Tudo culpa do nosso General, um líder fraco, que precisa subverter a Constituição para poder gerir uma guerra em que ele meteu todo o seu povo, sem ao menos equipar os hospitais, o quartel, para a guerra.

Em oito anos, como Presidente da Camara Municipal da Praia, não respeitou as fronteiras da possibilidade económica do seu país! Entre priorizar a saúde (quartel) ou as festas e paródias, optou por festas e paródias! Chegando, depois, ao cargo do General continuou com o mesmo comportamento: privilegiou as festas e paródias, cujos gastos\custos por uma década estão estimados em 5 milhões de contos; o que daria para comprar 2444 ventiladores; armas que fazem, hoje, falta aos quarteis \ hospitais.

Há uma máxima que diz: se o soldado errar numa guerra, ele morre sozinho; mas se o general errar numa guerra, morre uma multidão de soldados! Este nosso General tem estado a errar sistematicamente e tem vindo a conduzir o seu povo para o abismo! Pelo que esperemos que o povo esteja ciente e mude de General.

Sal Rei, 27 Março de 2020.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação