Pub

Gofinhos Boa Vista 01

Cerca de 200 golfinhos deram à costa esta terça-feira, 24, na praia de Altar, perto da localidade de Bofareira, na ilha da Boa Vista. 163 foram devolvidos ao mar, mas ainda se desconhece a causa desta tragédia.

De acordo com a delegada do Ministério da Agricultura e Ambiente, a bióloga Ivone Delgado, após terem sido informados desse arrojamento, mobilizaram-se as ONG, turistas em excursão, a protecção civil e outas autoridades que se engajaram para tentar devolver ao mar os golfinhos que ainda estavam vivos.

Entretanto, conforme Ivone Delgado relatou, por volta das 15:00, parte dos golfinhos regressou à costa, mas conseguiram fazer com que alguns retomassem o mar.

“Fizemos a recolha a músculos de três golfinhos que morreram, para análises biológicas no exterior, a fim de saber quais as causas deste arranjamento”, afirmou a técnica, adiantando que na quarta-feira vão fazer o ponto da situação e ver o que fazer com os golfinhos que já estão mortos.

Segundo, Ivone Delgado, técnica do Ministério da Agricultura e Ambiente, com o engajamento dos cidadãos nacionais, nomeadamente moradores do norte da ilha e da Bofareira e dezenas de turistas que interromperam as suas excursões foi possível devolver 163 golfinhos ao mar.

Uma tarefa que conforme salientou não foi nada fácil, mas muito gratificante. Ao Boa Vista no Ar, Ivone Delgado avançou que já recolheram as amostras dos três golfinhos que acabaram por falecer, para a realização de necrópsia e tentar saber as possíveis causas desse arrojamento.

Esta nquarta-feira a equipa vai voltar ao terreno e ver o ponto de situação, tendo em conta que alguns golfinhos que foram devolvidos ao mar, voltaram à praia.

Com Boa Vista no Ar e Inforpress

Comentário está fechado