Pub

Bispos

 

Pela primeira vez, bispos católicos da África Ocidental vão se reunir na Praia. Detalhe: esta conferência, segundo D. Arlindo Furtado, é uma oportunidade para o país se dar a conhecer à CEDEAO, porquanto Cabo Verde é “a igreja-mãe, a mais antiga” a nível da nossa região.

O VI Encontro do Conselho Permanente dos Bispos da África Ocidental realiza-se de 26 a 30 deste mês, na Praia, para analisar o andamento das igrejas locais, organização, colaboração e cooperação entre as conferências episcopais.

Conforme anunciou o site da diocese de Santiago, é a primeira vez que Cabo Verde acolhe este VI Encontro do Conselho Permanente dos Bispos da África Ocidental (toda a CEDEAO e a Mauritânia), que reúne representantes das Conferências Episcopais dos países da África Ocidental de língua francesa, portuguesa e inglesa (CERAO-RECOWA.

O Conselho Permanente faz reuniões uma vez por ano para analisar o andamento da confederação e, em Cabo Verde, o encontro vai decorrer nas instalações do no Seminário de São José, na Cidade da Praia. Durante o encontro será abordado um conjunto de temas atinentes à questões relacionadas com a família, a juventude e a pastoral social, incluindo a análise da situação politica nos respectivos países.

Os representantes da Igreja Católica na sub-região vão ainda abordar assuntos relacionados com a saúde e forma de a garantir aos missionários, assim como a entreajuda e outras diversas formas de colaboração.

Em declarações ao site da diocese, o bispo de Santiago, Dom Arlindo Furtado, disse que o encontro vai ser uma oportunidade para a “avaliação geral do andamento dos trabalhos programados, o reforço da coesão das igrejas de diversas línguas e culturas, de forma a estarem mais unidas entre si as igrejas locais e nacionais na Costa Ocidental da África”.

Para o cardeal Dom Arlindo será uma forma também de “dar a conhecer” o país e criar “maior aproximação afectiva” em relação a Cabo Verde e vice-versa. Segundo o mais alto responsável da Igreja Católica no arquipélago, esta conferência dos bispos vai ser uma ocasião de o país partilhar a sua realidade, sendo a igreja de Cabo Verde “a igreja- mãe, a mais antiga” entre esses países. Dom Arlindo, defende Cabo Verde tem uma “responsabilidade acrescida”: a de “acolher bem” os hóspedes e transmitir uma “boa imagem” do país.

Ao todo serão 35 pessoas que participam na conferência de Cidade da Praia, incluindo o Cardeal Dom Arlindo Furtado, o Núncio Apostólico e o bispo do Mindelo, convidados para o encontro, e o padre Paulo Vaz, da diocese do Mindelo, que é membro do secretariado permanente.

Com Inforpress



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentar