• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Sete detidos por desobediência. Boa Vista em quarentena obrigatória
Sociedade

Sete detidos por desobediência. Boa Vista em quarentena obrigatória

A ilha da Boa Vista está agora em quarentena obrigatória - quem não acatar pode ser detido e acusado de crime de desobediência. A medida foi tomada esta quarta-feira como forma de manter as pessoas em casa, evitando uma eventual propagação do coronavírus na ilha, onde foi registado o primeiro caso de Covid-19 em Cabo Verde no passado dia 19.

Na tarde desta quarta-feira as autoridades policiais, militares, protecção civil estiveram nas ruas de Sal-Rei, em especial no bairro da Boa Esperança, a sensibilizar os mais resistentes a colaborar com o plano de contingência e a evitarem ao máximo sair às ruas. Imagens publicadas nas redes sociais e relatos de moradores desse bairro mostravam a forma descontraída como as pessoas estavam nas ruas, a passear, em bares ou jogar cartas, o que obrigou os próprios boavistenses a apelar à intervenção das autoridades.

E para reforçar as medidas restritivas impostas na ilha, foi decretada agora quarentena obrigatória em toda a Boa Vista. Quem não cumprir ou não justificar o motivo por que está fora de casa será detido por desobediência.

Foi, de resto, o que sucedeu na tarde desta quarta-feira, precisamente, enquanto decorria mega campanha de sensibilização de combate ao contágio do Coronavírus (Covid-19) na Boa Vista, liderada pelo Capitão Renaldo Rodrigues, presidente do Serviço Nacional da Proteção Civil.

Sete indivíduos todos do sexo masculino foram detidos no centro da cidade de Sal Rei e bairro de Boa Esperança pela Polícia Nacional por resistência à quarentena.

À Rádio Comunitária Boa Vista no Ar, Renaldo Rodrigues garantiu tudo fazer para que toda a população da ilha acate as medidas de restrições como distanciamento social e quarentena. O Ministério da Administração Interna também explicou a estratégia na sua página oficial. "A acção consistiu em informar aos habitantes do Bairro da Boa Esperança da importância do cumprimento das medidas de restrição emanadas pelo Governo, a fim de evitar a transmissão do vírus da Covid-19", diz a pequena nota.

No local estiveram as Forças Armadas, Polícia Nacional e Judiciária, Câmara Municipal, Cruz Vermelha e Inspeção das Actividades Económicas.

Recorde-se que a Boa Vista registou o primeiro caso positivo de coronavírus, todos turistas - dois Ingleses e uma holandesa. O inglês de 62 anos, o primeiro a acusar positivo ao Covid-19, faleceu esta segunda-feira. Esta quarta-feira, um cabo-verdiano, de 43 anos, que esteve em França, reagiu positivo aos testes de coronavírus na Praia, sendo o primeiro ccaso fora da Boa Vista.

Foto: Boa Vista no Ar

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação