• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Alunos do EBI vão ter nova disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação
Sociedade

Alunos do EBI vão ter nova disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação

Alunos do Ensino Básico vão passar a ter aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, a partir do novo ano lectivo 2019/2020. A garantia é da ministra da Educação, Maritza Rosabal, ao presidir, na Praia, à cerimónia de abertura do atelier destinado a todos os professores e coordenadores da área das TIC dos agrupamentos escolares de Santiago.

“Repensar o ensino e a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação em Cabo Verde, principalmente nas Escolas Básicas, é uma grande aposta  para que todos os alunos quando terminaram o oitavo ano de escolaridade estejam preparados e familiarizados”.

Para este novo ano letivo vão ser introduzidos módulos de 30 horas no 5º e 6º de Ensino Básico, uma vez que até agora já foram instalados 44 laboratórios tecnológicos no país, o que significa a cobertura de 52% da rede escolar, a nível do agrupamento.

“No âmbito do a desenvolvimento deste processo, em dois anos já temos essa cobertura de 52%.  Temos, sobretudo que desenvolver os recursos humanos, porque às vezes podemos ter equipamento, como já aconteceu, e depois não termos os recursos humanos necessários”, disse a ministra assegurando que vão continuar neste processo de mobilização de equipamentos para as restantes escolas e que este ano vão reforçar a gestão das escolas com novos equipamentos.

Também vai ser disponibilizado um pequeno pacote que vai permitir aos alunos das zonas mais isoladas e periféricas o acesso ao Tablet.

Entretanto, segundo a governante, o grande desafio não é só disponibilizar o equipamento, mas sim é saber como é que vão capitalizar esses equipamentos e como é que os docentes se vão apropriar deste novo paradigma que são as TIC no Ensino Básico.

“Estamos num contexto em que as crianças têm mais domínio como utilizadores do que os próprios docentes. Isto é um grande desafio porque é utilizar as tecnologias como uma ferramenta de produção de conhecimento e de desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem”, salientou a Ministra da Educação.

Lembra-se que a disciplina TIC tem sido lecionada no país desde 1996, mas somente destinado aos alunos do secundário como uma preparação para a entrada no Ensino Superior ou para formação profissional.

Durante o encontro, que decorre de 22 a 26 de julho, serão apresentados cinco painéis, designadamente “transformação digital”, “introdução das TIC modular”, “recursos educativos digitais, multimédia e recursos educativos abertos” e “novos paradigmas da gestão educativa”. No último painel far-se-á a apresentação do projeto de dinamização das TIC na Educação.

Desse encontro deverá sair um plano de formação TIC a nível dos agrupamentos e um plano de atividades que podem ser realizadas ao longo do ano, perspetivando uma literacia digital.

Fonte: Governo

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação