• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Assomada. Hiacistas descontentes com viaturas a mais nas paragens
Sociedade

Assomada. Hiacistas descontentes com viaturas a mais nas paragens

Os condutores de Hiace da linha Assomada/Praia estão insatisfeitos com o excesso de viaturas na fila de espera, com alguns a ficarem sem oportinidade de fazer uma única carreira durante todo o dia. Os hiacistas discordam ainda do pagamento das senhas de 150 escudos cobradas pela Câmara Municipal de Santa Catarina.

Esses motoristas profissionais estão descontentes sobretudo com a entrada na mesma paragem, em Assomada, de "um número elevado" dos mini-autocarros de 30 lugares (dobro de assentos dos Hiaces). Isto porque, conforme argumentam, “dificulta muito” o seu trabalho, pois tornam as filas de espera mais extensas e, além disso, alegam, tais veiculos provocam atrasos nas saídas da paragem e desequilíbrios na repartição de passageiros.

Conforme explicaram à agencia de noticias Inforpress, que fez a reportagem, devido a esta situação, muitos hiacistas que fazem o transporte interurbano de passageiros, entre Assoamada e Praia, acabam por não conseguir sequer fazer uma única viagem ao longo do dia, o que não acontecia até recentemente.

“Não estamos contra as pessoas que trabalham na Toyota Coaster, mas o problema é que dois coasters na linha levam um número de passageiros que enche quatro hiaces”, exteriorizam.

Uma outra questão que os hiacistas criticam tem a ver com a assunção do controlo da organização das paragens por parte da câmara municipal, com o objectivo de poder “taxar” os condutores com uma senha no valor de 150 escudos por viatura, esquecendo que os mesmos já pagam um “imposto elevado” para poderem estar no mercado.

“Os condutores de hiace não têm seguro e, caso acontecer algo com eles não têm ninguém para os apoiar, por isso, os 150 escudos que nos cobram para entrar na fila, neste caso deviam ir directamente para o fundo da Associação dos Condutores de Hiace e não para a câmara, porque na associação servia para apoiar esses profissionais em caso de algum contratempo”, realçaram.

Os motoristas acham também “absurdas” as justificações avançadas pela câmara, segundo as quais, com esta taxa de 150 pretendem recuperar o dinheiro que investiram na construção das paragens.

Ontem, sábado, 8, os condutores de viaturas Hilux (carrinhas de caixa aberta) que operam no percurso Assomada/Picos e Assomada/Engenhos, fizeram uma manifestação no centro da cidade de Assomada, protestando também a questão das filas nas paragens e o pagamento de senhas num valor de 50 escudos. Em marcha lenta, saíram da paragem no centro da cidade e concentram-se em Cruz de Pico.

Na sexta-feira, os hiacistas tinham parado em protesto em frente aos Paços do Concelho, onde manifestaram o seu descontentamento face à medida introduzida pela edilidade e que consideram ser “abuso de autoridade”.

Segundo a agencia cabo-verdiana de noticias, a manifestação de ontem fez com que muitos estudantes, vendedeiras e passageiros em geral ficassem bloqueados na cidade de Assomada. "É que a mesma coincidiu com um dia de feira no mercado de Assomada, onde se regista um movimento enorme sobretudo de operadores comerciais que transportam as mercadorias da localidade dos Engenhos para o mercado. Muita gente viu-se obrigada a fazer esse percurso a pé, com todos os transtornos que isso acarreta", finaliza o texto da Inforpress.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação