• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Paciente encontrado enforcado dentro do Hospital Santa Rita Vieira
Sociedade

Paciente encontrado enforcado dentro do Hospital Santa Rita Vieira

Um homem foi encontrado enforcado esta terça-feira, 14, dentro do Hospital Regional Santa Rita Vieira (Santiago Norte), para onde fora levado de urgência. O Hospital fala em suicídio, mas os familiares desconfiam. O mais caricato e intrigante é que a Polícia não foi notificada sobre o ocorrido.

O caso aconteceu na tarde de terça-feira, 14. João Vieira Semedo, de 44 anos de idade, deu entrada no Hospital Santa Rita Vieira, na Região Sanitária de Santiago Norte, com convulsões pelo corpo. Depois de ser atendido pela equipa médica, o homem, natural de Achada Leitão, São Salvador do Mundo, foi colocado numa sala de observações (ainda no Serviço de Urgências), tendo ali permanecido um bom tempo até ter sido encontrado enforcado com um cordão, supostamente, dos seus próprios calções.

Segundo Santiago Magazine apurou, a esposa de João Vieira Semedo estava com ele na sala e saiu por quinze minutos para dar noticias aos outros familiares sobre o estado de saúde do marido. Quando regressou encontrou João Semedo enforcado com um cordão que o próprio, na versão do Hospital, terá retirado dos calções que tinha vestido.

Foi a mulher quem chamou os enfermeiros e médicos para socorrer o marido, mas já era tarde. Detalhe: na sala (esta secção de urgências no Hospital Santa Rita Vieira é aberta) estavam outros pacientes, que não terão notado João Semedo a se enforcar, segundo fonte desse estabelecimento de saúde.

Os familiares não acreditam na versão apresentada pelo Hospital. Branca, irmã da vítima, disse ao Santiago Magazine que a direcção do Hospital apenas se limitou a lhes dizer que João Semedo tinha se suicidado dentro do hospital, mas sem avançar pormenores, como por exemplo, que material utilizou para pôr fim à própria vida, entre outras informações.

O mais caricato nisso tudo é que, apesar de o Hospital garantir tratar-se de suicídio, não comunicou o caso às autoridades judiciais que encomendaria uma autópsia para apurar as reais causas da morte do homem de Achada Leitão, o que leva a especulações de familiares e amigos sobre uma alegada tentativa para escamotear algo errado que terá passado.

O director do Hospital Santa Rita Vieira, contactado por Santiago Magazine, confirma a morte por suicídio de João Vieira Semedo. E explica que não chamaram as autoridades “porque quando a equipa médica acudiu ao pedido de socorro da esposa de João Semedo, ele ainda estava vivo”. Ou seja, na óptica de Imadoeno Cabral, a vítima morreu nas mãos dos médicos, mas depois de se ter enforcado com um cordão, o que, no seu entender, não justificava uma notificação às autoridades judiciais para desencadear uma eventual investigação que o caso, entretanto, impõe.

Cabral acrescenta ainda que os familiares não forneceram ao hospital todas as informações devidas acerca do paciente. “Ele tinha problemas com álcool e demência, com propensão para o suicídio, o que não sabíamos”, diz o responsável, alertando que “80% dos pacientes atendidos nas urgêncais do HSRV têm problemas com suicídio, sobretudo os pacientes que sofrem de alccolismo”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação