• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Abuso sexual contra menores. Seis detidos numa semana
Sociedade

Abuso sexual contra menores. Seis detidos numa semana

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, desde segunda-feira, seis indivíduos por suspeitas de abuso sexual de menores, na mesma semana em que Conselho da República pediu atenção especial a este tipo de crime.

A Polícia Judiciária anunciou a detenção, na segunda e terça-feira, na cidade da Praia, de dois indivíduos do sexo masculino, de 19 e 25 anos, por fortes indícios da prática de crimes de agressão sexual de crianças ocorridos entre 2014 e 2016.

As vítimas eram crianças de ambos os sexos e à data dos factos tinham 3 e 5 anos, sendo todas vizinhas dos alegados agressores.

Presentes a Tribunal, ficaram sujeitos a termo de identidade e residência e interdição de sair do país.

Na quinta-feira, foram detidos na ilha do Sal, fora de flagrante delito, outros dois indivíduos do sexo masculino, acusados da prática de seis crimes de abuso sexual de duas menores.

Um dos suspeitos, de 28 anos, está fortemente indiciado na prática de um crime de abuso sexual contra a enteada, na sua forma agravada.

O segundo suspeito, de 24 anos, é acusado da prática de cinco crimes de abuso sexual a uma menor, tendo a mesma ficado grávida.

À data dos factos, ambas as vítimas tinham 13 anos.

No mesmo dia foram detidos, na cidade da Praia mais dois indivíduos do sexo masculino, acusados da prática de cinco crimes contra crianças.

Um dos suspeitos, de 43 anos, foi detido por fortes indícios da prática de dois crimes de agressão sexual de criança e um crime de coação, ocorridos entre agosto de 2017 e março de 2018.

As vítimas eram duas vizinhas de 12 e 13 anos, respetivamente.

Contra o segundo detido, de 20 anos, pesam "fortes indícios" da prática de três crimes de abuso sexual de criança sob a forma agravada, ocorridos entre 2015 e 2017.

A vítima era uma parente, que a data dos factos teria entre 6 e 8 anos.

Os arguidos ficaram em prisão preventiva.

As seis detenções foram efetuadas na mesma semana em que o Conselho da República, órgão de aconselhamento do Chefe de Estado, esteve reunido, tendo deixado como uma das principais recomendações, "atenção especial" ao abuso sexual de menores no país, o único crime grave que registou um aumento no ano passado.

Segundo dados divulgados, em fevereiro, pela Polícia Nacional (PN), os crimes de abuso sexual de menores aumentaram 7% em Cabo Verde no ano passado, com 126 casos, mais oito do que no ano anterior.

A PN conseguiu identificar 119 agressores, sendo 92% do sexo masculino e 64% com idade inferior a 30 anos, enquanto as vítimas são na sua grande maioria (91%) do sexo feminino, sendo que 30% têm menos de 12 anos.

Com Lusa

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação