• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Segurança. Polícia de Boston vem reforçar cooperação com PN para combater ameaças criminais
Sociedade

Segurança. Polícia de Boston vem reforçar cooperação com PN para combater ameaças criminais

Uma delegação do Departamento da Polícia de Boston (BPD-sigla inglês) encontra-se de visita a Cabo Verde, com o objectivo de reforçar a cooperação com a Polícia Nacional (PN) e combater ameaças criminais conjuntas.

A delegação do BPD é liderada pelo superintendente e chefe do departamento, William Gross, e três policiais cabo-verdianos/americanos.

Esta é a primeira de uma série de visitas planejadas pela BDP com as autoridades cabo-verdianas, diz a nota da Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde.

De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Cabo Verde, a equipa da Policia de Boston e funcionários do Departamento de Estado vão trabalhar conjuntamente com as autoridades de Cabo Verde para analisar as tendências da criminalidade no arquipélago.

Do programa da visita da delegação americana consta igualmente a realização de “briefings sobre componentes-chave das estratégias de policiamento de Boston, ao qual se incluem: policiamento comunitário, uso de redes sociais, investigações de gangues e processos judiciais.

Segundo a mesma fonte, “trabalhar para aumentar a segurança e a estabilidade de Cabo Verde é uma das principais prioridades da Embaixada dos EUA na Praia e do INL, do Departamento de Estado.

Recorde-se que em Julho de 2017, a Internacionais de Narcóticos e Direito (INL) trabalhou com a Associação de Patrulheiros da Polícia de Brockton que culminou com o fornecimento de 80 coletes de protecção aos oficiais de Polícia Nacional (PN).

O governo dos Estados Unidos também forneceu, recentemente, rádios de comunicação policial avançadas, 15 barcos de patrulha e formações para a Polícia Nacional,

Ainda no âmbito da cooperação, o governo dos Estados Unidos e o Ministério da Justiça de Cabo Verde, através da Unidade de Informação Financeira (UIF) assinaram protocolo visando combater o branqueamento de capitais e o crime financeiro.

Numa reunião com os responsáveis da Polícia Nacional, realizada na Cidade da Praia, o Superintendente, William Gross, disse esperar “muita troca de informações e de experiências durante a visita para que possam aprender uns com os outros e juntos serem mais fortes”.

A visita do BPD ao arquipélago acontece após a assinatura recentemente de um memorando bilateral de cooperação sobre partilha de informação criminal conjunta entre os EUA e Cabo Verde.

Para o Embaixador norte-americano em Cabo Verde, Donald L. Heflin, “a segurança é o alicerce da democracia e estabilidade de Cabo Verde e é fundamental para a economia continuar a crescer”.

“Estou orgulhoso de que a Polícia de Boston esteja aqui para trabalhar com seus homólogos cabo-verdianos. Ao trabalhar em conjunto, os oficiais serão mais capazes de proteger os cidadãos contra as ameaças criminosas”, sublinhou o diplomata.

A visita é financiada e organizada pelo Escritório de Assuntos Internacionais de Narcóticos e Direito (INL) do Departamento de Estado dos EUA.

O BPD é uma das forças policiais mais antigas dos Estados Unidos da América e também é líder no policiamento comunitário e no uso de sistemas avançados de informação para monitorar padrões e estatísticas de crimes nos Estados Unidos, diz a nota.

A Cidade de Boston conta com uma grande comunidade de cabo-verdianos/americanos, incluindo mais de 65 descendentes que trabalham como policiais na região.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação