• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Resoluções para 2019*
Ponto de Vista

Resoluções para 2019*

1. Um Ano ainda novo, recém-chegado, para o qual desejo a todos muita saúde, paz e realização. Os meus votos são generosos e não discriminam ninguém, porquanto somos todos humildes servos de Deus, iguais em tudo aos olhos Dele, a derramarem a infinita Bondade. 

2. Que Cabo Verde atinja neste 2019 novos e melhores patamares na luta contra a pobreza, o desemprego, a vulnerabilidade, a exclusão social e a criminalidade. Precisamos de uma Nação que seja mais inclusiva e de um País que produza mais, gerando riqueza e bem-estar para a equidade da distribuição social. Que o nosso povo seja cada vez mais cidadão e consciente de que é impossível adiar a soberania, a democracia e o desenvolvimento.

3. Que o nosso PAICV reentre em normalidade política, saindo do registo do dirigismo e do centralismo, verdadeiro anacronismo em pleno século XXI, em que o primado é da pluralidade, da diversidade e da complexidade. Defendo, em toda a coerência (e para tanto admito que haja o direito à tendência e a liberdade de reflexão alternativa), a necessidade de recentrarmos o Partido, sugerindo a atual liderança (detentora do mandato até 2020) a convocação urgente dos “estados gerais inclusivo” com vista a uma verdadeira e real “reunificação”, maior diálogo com todas as estruturas e organizações do Partido. É preciso construir pontes e não muros. O histórico do nosso sucesso tem-se baseado na cultura do diálogo fecundo e estruturado e na aceitação da diversidade como riqueza, na perspetiva da construção de uma UNIDADE sólida que não é uniformidade, mas unidade na diversidade.

4. Que a perigosa tentativa de purga e de expulsão dos militantes, por via de expedientes administrativos e outros de duvidosa legalidade, seja descontinuada. As questões em causa, sendo políticas, devem merecer tratamento político, prevalecendo sempre o bom-senso e o sentido dos interesses, valores e princípios do nosso Partido que é histórico não apenas pelo seu glorioso passado, mas também pelo seu potencial de propiciar um melhor futuro para todos os cabo-verdianos. Os deputados (que tomam posições de consciência e em respaldo constitucional) não podem ser perseguidos sob máscaras de processos disciplinares para que a emenda não seja pior que o soneto e para que mais uma vez (tal como nas últimas eleições presidenciais) não se combata o incêndio com gasolina. 
Temos que ser capazes de escrever e fazer História positiva, reinventando um novo Humanismo politico.

5. Que o Governo da República, mormente suportado pelo MPD, mas de todos os cabo-verdianos, retome as promessas legislativas e o instituído no Programa do Governo, sob pena de defraudar o eleitorado. Continuo a aguardar os níveis de emprego e de crescimento assumidos como compromissos a serem honrados e a materialização da despartidarização do Estado, baseada na ideia de “Nha Partido é Cabo Verde”. Que este nosso Governo vigie melhor as nomeações e as distribuições dos quadros por critérios de competência e do mérito, bem como aqueles de contributo ao país. São estas e outras as minhas resoluções para 2019.

Artigo originalmente publicado no Facebook

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação