• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Terrenos da Prainha. Ana Gomes responde ao MpD e pede divulgação do contrato
Política

Terrenos da Prainha. Ana Gomes responde ao MpD e pede divulgação do contrato

A eurodeputada Ana Gomes (PS) negou esta terça-feira, 9, ter um projecto para "dizer mal" de Cabo Verde, reiterando haver "factos preocupantes" na questão da venda de um terreno, na Praia, ao ex-embaixador da União Europeia, José Manuel Pinto Teixeira, e pede divulgação de contrato.

"Não tenho nenhum projecto para dizer mal de Cabo Verde nem das autoridades do país", disse a eurodeputada à Lusa, respondendo a acusações do MpD, que considerou "graves" e "atentatórias do bom nome" dos dirigentes do partido e da imagem de Cabo Verde as suas declarações sobre o alegado favorecimento ao ex-representante da União Europeia, na na compra de 960 m2 de terreno na Prainha, cuja venda fora anteriormente negada a um cidadão cabo-verdiano, está na origem da investigação.

"Pedi uma investigação porque há factos preocupantes", disse Ana Gomes, salientando que "o próprio Estado Português tentou comprar o terreno em causa e não conseguiu e de repente esse cidadão comprou e começou a construir uma casa, mesmo em cima da embaixada de Portugal". "Até hoje não foi divulgado o contrato de compra e venda" do terreno, referiu também.

Em causa, está uma comunicação da eurodeputada socialista ao Gabinete Antifraude Europeu (OLAF, na sigla em inglês) e à chefe da diplomacia e vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, em que Ana Gomes denuncia suspeitas de benefício pessoal e favorecimento na alegada compra de um terreno, na capital cabo-verdiana, pelo ex-representante da União Europeia em Cabo Verde José Manuel Pinto Teixeira. A OLAF está a investigar a denúncia.

Com DN/Lusa

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação