• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Ulisses chama Rui Figueiredo para o Governo e abre disputa para liderança do Grupo Parlamentar
Política

Ulisses chama Rui Figueiredo para o Governo e abre disputa para liderança do Grupo Parlamentar

Rui Figueiredo Soares é o novo ministro Adjunto e da Integração Regional, em substituição de Júlio Herbert, falecido a 21 de Outubro último. Com esta nomeação, o MpD vira as atenções para a liderança do Grupo Parlamentar, onde pelo menos três nomes já estarão sobre a mesa para ocupar o lugar agora deixado vago por Rui Figueiredo Soares.

O primeiro-ministro já comunicou à Comissão Política do partido a escolha de Rui Figueiredo Soares, actual líder do Grupo Parlamentar ventoinha, para assumir as pastas de Júlio Herbert, como ministro Adjunto e da Integração Regional. Ulisses Correia e Silva vai agora apresentar o seu novo ministro ao presidente da República, para validação, e depois agendar a data da tomada de posse, o que deverá acontecer já no início do próximo ano.

Doutorado em Ciências Jurídico-Civis, Mestre em Psicologia e Ciências da Educação, Rui Figueiredo Soares, lidera o Grupo Parlamentar do MpD desde Abril de 2016. Regressa ao Governo depois de, entre 1991 e 2000, ter sido ministro dos Negócios Estrangeiros, ministro da Presidência do Conselho de Ministros e ministro da Saúde.

A nomeação de Rui Figueiredo para integrar o elenco governamental surpreendeu. Alguns observadores e até fontes do MpD estavam em crer que Ulisses Correia e Silva o queria manter na liderança da bancada ventoinha no Parlamento para garantir a estabilidade do grupo, devido à sua postura ponderada e com sentido de Estado. Aliás, atiram as nossas fontes, "Figueiredo seria o próximo embaixador de Cabo Verde em Washington, no lugar de Carlos Veiga, mas o primeiro-ministro quis mantê-lo no Parlamento precisamente para não perder o controlo do grupo parlamentar".

Um segundo aspecto a ter em conta, sublinham as nossas fontes, é o facto de Rui Figueiredo deixar a presidência do Grupo Parlamentar, no centro político e de decisões, em troca com um cargo secundário no Governo. Seja como for, UCS conta com ele como seu adjunto e confia nas suas aptidões para relançar as relações regionais, que ainda estão aquém do desejável. 

Com a vacatura na liderança do GP do MpD, o partido que sustenta o governo vira-se agora para a sucessão de Figueiredo Soares. Na pole-position, segundo Santiago Magazine apurou, estarão três nomes: Emanuel Barbosa (eleito pelo círculo eleitoral da Europa e Resto do Mundo), Joana Rosa (Maio) e João Gomes (São Vicente). A aposta em Miguel Monteiro, que para alguns seria o mais natural, encontra obstáculo no facto de o deputado foguense, além de secretário-geral do partido, integrar a Mesa da Assembleia Nacional.

Ulisses Correia e Silva, ao que consta, irá reunir-se com a Comissão Política nas próximas horas para decidirem sobre o próximo líder do Grupo Parlamentar.

Veja mais no Santiago Magazine:

2019. O ano da morna e da agitação nos transportes de Cabo Verde

Governo propõe subsídio de transporte em vez de utilização abusiva dos carros do Estado

Opinião. Gestão municipal eficiente (Albino Sequeira)

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação