• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Eleições no PAICV. João Baptista Pereira é mandatário nacional de Janira Hopffer Almada
Política

Eleições no PAICV. João Baptista Pereira é mandatário nacional de Janira Hopffer Almada

O deputado e vice-presidente do PAICV, João Baptista Pereira é mandatário nacional da candidatura de Janira Hopffer Almada á liderança do PAICV, com data de eleição prevista para 22 de dezembro.

O antigo presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Santiago Norte, vai estar ao lado de Janira Hopffer Almada neste embate interno para a sua reeleição a mais um mandato à frente do maior partido da oposição em Cabo Verde – o PAICV.

Eleita pela primeira vez em 2014, onde havia defrontado Felisberto Vieira e Cristina Fontes Lima, Janira Hopffer Almada vai enfrentar desta vez o deputado pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, José Sanches, tido como testa de ferro do “grupo de reflexão” comandado por Felisberto Vieira, Júlio Correia, Filomena Martins e companhia.

O congresso que irá eleger os órgãos nacionais do partido tambarina está previsto para o dia 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020.

A menos de um ano para a realização das eleições autárquicas, previstas para o ano 2020, a que se seguem as legislativas e presidenciais, o PAICV está a passar por uma prova de fogo de grande dimensão, em boa medida devido a uma divisão interna que vem de 2011, aquando das eleições presidenciais em que o partido entendeu negar apoio ao antigo presidente da Assembleia Nacional, Aristides Lima, tendo-se apresentado ao eleitorado com Manuel Inocêncio Sousa, que ao tempo era vice-presidente.

Na ocasião, Aristides Lima, descontente com a posição assumida pelos seus pares, avançou com uma candidatura pessoal, contando com o o apoio de Felisberto Vieira, então presidente da Comissão Política Regional do PAICV de Santiago Sul e Júlio Correia, ao tempo vice-presidente do parlamento, abrindo assim uma grande ferida no seio dos tambarinas até o dia de hoje.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação