• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Maria do Rosário Gonçalves eleita presidente da Rede de Comissões Eleitorais da CEDEAO
Política

Maria do Rosário Gonçalves eleita presidente da Rede de Comissões Eleitorais da CEDEAO

A presidente da Comissão Nacional de Eleições, Maria do Rosário Gonçalves, foi eleita ontem, 7, em Abuja, Nigéria, para o cargo de presidente da Rede de Comissões Eleitorais da CEDEAO (ECONEC).

A eleição aconteceu durante a 6ª Assembleia Geral Bienal da ECONEC, encontro que marcou a saída do anterior presidente da organização, o nigeriano Mahmod Yakubu, que dirige a comissão eleitoral do seu país.

Maria do Rosário Gonçalves vai, doravante, supervisionar os assuntos de ECONEC durante os próximos dois anos, juntamente com os membros do Comité Director, onde estão o presidente da comissão eleitoral do Burkani Faso, Newton Ahmed Barry, como o 1º Vice-Presidente, o ganbuiano Momar Alieu N’jai, como 2º Vice-Presidente, Amadou BA, do Mali, que será o tesoureiro e a ganesa Jean Mensah, como vice-Tesoureira.

De acordo com o estatuto de ECONEC, a Assembleia Geral teve de aprovar uma resolução unânime que confere o título de presidente honorário da Rede ao nigeriano Mahmood Yakubu, que liderou a organização nos últimos anos, “em reconhecimento da sua liderança exemplar e contribuições para a promoção da democracia e da boa governança na região da CEDEAO”.
 
No seu discurso de posse, Maria do Rosário Gonçalves, segundo a imprensa nigeriana, mostrou-se empenhadada em cumprir as responsabilidades da ECONEC e melhorar o processo eleitoral na região..

A próxima assembleia geral Bienal da ECONEC acontecerá na cidade da Praia, em 2021.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação