• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Edil dos Picos reintegra funcionários despedidos
Política

Edil dos Picos reintegra funcionários despedidos

Angelo Vaz tem um processo crime às costas por não acatar acórdão do STJ que mandou a CM de São Salvador do Mundo reintegrar dois trabalhadores demitidos ilegalmente. Agora, aceitou readmiti-los, mas não escapa ao processo-crime.

Em carta endereçada semana passada aos dois funcionários da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo despedidos, segundo o Supremo Tribunal de Justiça, sem justa causa, a autarquia da cidade dos Picos avisa que decidiu dar cumprimento ao Acórdão e assim suspender o acto do presidente, pelo que manda Graciano Moreno e Edely Pereira retomarem o seu posto de trabalho a partir desta terça-feira, 1 de Agosto, “até que o Supremo profira a decisão final sobre o caso”.

Este recuo do presidente daquela câmara do interior de Santiago, que antes não reintegrou os dois funcionários, como ordenou o STJ, alegando não ter verba para pagar o salário dos mesmos, não evita, entretanto, o processo que já corre seus trâmites junto da Procuradoria de Santa Catarina por desobediência.

À RCV, o advogado da Câmara, Hélio Sanches, reiterou a ilegalidade do contrato de Graciano Moreno e Edely Pereira, defendendo que não têm qualquer vinculo com a autarquia. E que a CM de São Salvador do Mundo não desobedeceu ao Acórdão do STJ, porque quando foi notificada em Janeiro deste ano para reintegrar os dois trabalhadores já tinha sido aprovado o Orçamento, pelo que não havia verba na altura.

Esta foi, de resto, a resposta dada também ao Santiago Magazine por Hélio Sanches face às questões colocadas por este jornal ao edil Angelo Vaz. O advogado adianta que a edilidade vê-se agora obrigada a “envidar esforços para conseguir o orçamento para o pagamento, aguardando a decisão definitiva sobre a legalidade da decisão de integrar esses senhores no quadro do Município”.

Este caso remonta a Novembro de 2016, quando Ângelo Vaz, dois meses depois de vencer as eleições, emite um despacho de demissão de Graciano Moreno e Edely Pereira, ambos técnicos superiores do quadro do pessoal daquele município.

No referido despacho, Vaz informa que a partir desse dia “não existe qualquer vínculo entre a CMSSM e os referidos técnicos e, consequentemente, qualquer obrigação jurídico-laboral para com os mesmos”.

Graciano Moreno e Edely Pereira foram, até às eleições de 4 de Setembro de 2016 em que Ângelo Vaz saiu vencedor, respectivamente, assessor e director de gabinete do anterior presidente da Câmara Municipal, João Baptista Pereira, tendo Ângelo Vaz aproveitado deste mesmo despacho para comunicá-los de que essas funções haviam cessado.

Os visados, insatisfeitos, recorrem ao Supremo Tribunal da Justiça (STJ) com uma providência cautelar, solicitando a suspensão do acto. Com efeito, no dia 31 de Janeiro de 2017, o STJ profere um acórdão onde dá provimento à providência cautelar interposto por Moreno e Pereira, ordenando assim a suspensão do acto.

No entanto, o autarca, que é jurista de formação e ex-professor de Direito, desde então não acatou a decisão do STJ, o que levou esta instância judicial a emitir um despacho onde diz expressamente que “ao confirmar-se o não acatamento pelo presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo do mencionado aresto, estaremos perante um crime de desobediência previsto e punido nos termos das disposições combinadas dos artigos 359º do Código de Processo Civil, “ex vi” do artigo 55º do DL 14-A/83,3 356 do Código Penal”.

Assim, o STJ ordena que “face ao exposto, dê-se vista dos autos ao senhor Procurador Geral da República para os devidos efeitos”. E foi então que o MP mandou abrir um processo-crime contra o autarca dos Picos, processo este que neste momento corre seus trâmites na Procuradoria da Comarca de Santa Catarina.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação