• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Habitação, falta de água e desemprego entre os problemas de Santiago Norte
Política

Habitação, falta de água e desemprego entre os problemas de Santiago Norte

Habitação social, falta de água e iluminação pública, localidades encravadas e desemprego são as preocupações que afligem muitas famílias da região de Santiago Norte, identificadas pelos deputados do Movimento para Democracia (MpD).

Em declarações à imprensa, o porta-voz dos deputados do Movimento para Democracia (MpD) pelo círculo eleitoral de Santiago, David Gomes explicou que a visita de três dias à região, que lhes permitiu passar a “pente fino” os municípios de São Lourenço dos Órgãos, Santa Catarina e Santa Cruz, visou inteirar-se da situação da população e ainda verificar ‘in loco’ os projectos financiados pelo Governo.

Relativamente ao problema da habitação social, o deputado lembrou se tratar de uma situação resultante da “política de descontextualizada” para este sector levada avante pelo Governo cessante.

Entretanto, informou que o Governo já transferiu verbas para os municípios para que possam reabilitar as casas das famílias, cujo montante ronda os 300 contos por cada beneficiário.

Já no que concerne o desemprego e a falta de água para rega, esclareceu que a situação se deve aos dois anos consecutivos da seca.

Os deputados pelo círculo eleitoral de Santiago Norte registaram ainda dificuldades na questão  da iluminação pública e encravamento de algumas localidades visitadas dos três municípios.

Não obstante os problemas elencados, David Gomes realçou que País tem um Governo “sensível” às vulnerabilidades das famílias do mundo rural e de Santiago Norte, em particular.

Na ocasião destacou ainda um conjunto de “projectos estruturantes” para o desenvolvimento de Santiago Norte financiados pelo Governo, tomando como exemplo a construção do Centro de Saúde, requalificação urbana de São Jorge, construção de estrada de Povoado e reabertura do Centro de Transformação de São Jorge (São Lourenço dos Órgãos).

Em Santa Catarina apontou a construção de duas “estradas estruturantes” (Cruz de Pico/Gil Bispo/Chã Formosa e de Palha Carga/Entre Picos de Reda), infra-estruturas que, na sua opinião, vão permitir o desenvolvimento deste concelho do interior de Santiago.

Já em Santa Cruz destacou as obras de requalificação urbana e ambiental em Ribeira Seca no âmbito do projecto “Rota da Carne” em Ribeira Seca e em Monte Bode, construção de raiz da escola primária de Chã da Silva num investimento orçado em 35 mil contos.

Concernente ainda a Santa Cruz, os deputados do MpD anunciaram que vai arrancar nos próximos dias a construção da estrada de Ribeira dos Picos, uma estrada que consideram ser  “estruturante” para o desenvolvimento desse município, tendo em conta que se vai desencravar a ribeira mais produtiva do país.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação