• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CN do PAICV quer paz entre os camaradas. Quem cederá primeiro?
Política

CN do PAICV quer paz entre os camaradas. Quem cederá primeiro?

Conselheiros do partido tambarina, reunidos este sábado e domingo, na Praia, recomendam ao diálogo entre sensibilidades opostas no PAICV de modo a pacificarem o ambiente interno.

O Conselho Nacional do PAICV, que esteve reunido hoje na Cidade da Praia, sugeriu aos “camaradas” desavindos para que se sentem à mesa e dialoguem para a paz no seio do partido. O CN, segundo o porta-voz do encontro, pediu aos protagonistas para colocarem o partido no centro e os interesses dos cabo-verdianos em, primeiro lugar.

“A recomendação do CN é de trabalharmos para criar um ambiente de diálogo, que possa favorecer a pacificação e ultrapassar questões conjunturais e pessoais para podermos centrar na organização do partido, o seu fortalecimento, coesão e unidade do PAICV, para que possamos apresentar uma oposição forte, credível e que esteja efectivamente ao serviço dos cabo-verdianos”, afirmou João Baptista Pereira, um dos três vice-presidentes do partido da estrela negra.

Pereira referia-se aos recentes acontecimentos na maior região política do país, Santiago Sul, que levou à queda do órgão e abriu uma guerra entre a CPRSS e a cúpula do partido. Um conflito que, além de discutido em praça pública, traz de novo à tona a disputa pela liderança do PAICV, estando de um lado a actual direcção liderada por Janira Hopffer Almada e o grupo encabeçado por Felisberto Vieira, que, praticamente, não reconhece JHA como sua líder e tenta fazer tudo para a derrubar.

Os conselheiros lembram que o PAICV “é um grande partido, com histórias e de causas, que têm a ver essencialmente com Cabo Verde e os problemas dos cabo-verdianos”. “O apelo que fazemos é que todos os camaradas se concentrem nas questões essências do país, fiscalizar a governação do país e exigir que o governo cumpra os compromissos de campanha e que os problemas dos cabo-verdianos sejam resolvidos. Tudo resto vai ser secundarizado e resolvido”, assegurou.

No seu entender, as divergências pessoais e conjunturais entre “camaradas do partido” por mais históricos que sejam, por serem pessoas humanas estão susceptíveis a erro, por isso pede que os mesmos renunciem ao “próprio ego” e se preocupem com os interesses do partido e dos cabo-verdianos.

Questionado se a situação que o partido está a viver de momento não põe em causa a liderança de Janira Hopffer Almada, responde: “Creio que de modo algum, temos uma liderança que foi legitimada duas vezes num curto espaço de tempo”.

Para a presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, o foco do partido, de momento, é a defesa dos interesses do povo e da Nação cabo-verdiana. E que o partido que dirige tem de fazer uma “oposição forte”, que implica um partido organizado, com gentes idóneas e credíveis, militantes motivados, uma agenda e bandeiras.

“Estamos a trabalhar, sobretudo, para o fortalecimento do PAICV em bases sólidas, desde a reorganização das estruturas, dos grupos de bases chegando aos órgãos sectoriais, regionais até nacionais.

O que acha da crise em Santiago Sul? A líder limita-se a dizer que em situações de conflito, elas devem ser encaradas como algo que sucedem nas organizações e devem ser resolvidas em órgãos próprios, ou seja, nos órgãos jurisdicionais do partido.

Os sinais vindos do Conselho Nacional é de que o PAICV tem de reencontrar a paz interna pela via do diálogo. No primeiro dia da reunião do CN, os conselheiros pressionaram Nelson Centeio presidente da CPRSS, cuja direcção caiu, de tal forma que o político teve que abandonar a sala. Enfim, as vontades dos membros do CN poderão não ser suficientes ainda para porem as hostes sentados à mesma mesa. E se acontecer, quem cederá primeiro?

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação