Pub

Portugal luxemburgo 768x426

Os ministros da Defesa de Portugal e do Luxemburgo chegam a Cabo Verde esta segunda-feira, 6, para assinarem com Luius Filipe Tavares, ministro da Defesa, uma declaração conjunta sobre a cooperação trilateral.

A visita de José Alberto Azeredo Lopes e Étienne Schneider tem como objectivo “analisar e projectar as relações trilaterais, no domínio da defesa, entre esses países”, segundo uma nota do Governo cabo-verdiano.

Da agenda dos ministros da Defesa de Portugal e do Luxemburgo constam encontros de trabalho com delegações do Ministério da Defesa e do Ministério da Economia Marítima, uma visita de cortesia ao Presidente da República, visitas a unidades militares nas ilhas de Santiago e de São Vicente e a empreendimentos económicos, adianta o mesmo comunicado.

Nesta segunda-feira, primeiro dia da visita, após serem recebidos com honras militares à chegada do Palácio do Governo, na Cidade da Praia (ilha de Santiago), os dois ministros reunir-se-ão com o ministro da Defesa cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares.

Após um encontro entre delegações ministeriais será assinada uma Declaração Conjunta sobre Cooperação Trilateral. Segue-se um encontro com o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, antes de uma visita ao Centro de Operações de Segurança Marítima.

O segundo dia da deslocação começa com uma visita ao Centro de Instrução Militar “Zeca Santos”, seguida de uma deslocação ao Comando da Guarda Costeira, no Mindelo (ilha de São Vicente).

Em Abril, o ministro da Defesa português, Azeredo Lopes, anunciou na Covilhã que Portugal, Luxemburgo e Cabo Verde iam estabelecer um acordo de cooperação na área da Defesa. “Portugal está a concluir as negociações para um acordo desta natureza que envolva Portugal, Cabo Verde e Luxemburgo”, afirmou então o ministro.

Durante o III Seminário IDN Jovem, uma iniciativa do Instituto de Defesa Nacional, o ministro mostrou-se a favor de relações de cooperação que envolvam mais do que um país e que sejam vantajosas para as partes.

Lembrando que o Luxemburgo tem nas suas Forças Armadas 15% de portugueses, considerou que este acordo faz sentido por diferentes razões: “Nós temos muita competência, Cabo Verde tem as vantagens de uma posição geoestratégica muito importante para Portugal e o Luxemburgo tem dinheiro e tem muitos portugueses”.

“O Luxemburgo vai financiar projectos, nós, se possível, integraremos militares luxemburgueses nas nossas missões marítimas, todos nos qualificamos e, assim, temos uma relação triangular e vamos criando relações de geometria variável que nos permitem, por exemplo, cumprir uma das opções fundamentais de qualquer política de defesa contemporânea, que é a de olharmos para o mar”, acrescentou o governante português.

Com Inforpress



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentar