Pub

 macron

A primeira volta das legislativas francesas, realizadas este domingo, 11 de Junho, deu vitória preliminar ao movimento La Republique En Marche, que pôs no poder Emanuel Macron. A abstenção bateu um record histórico.

O novo presidente da França, que constituiu o seu governo provisório em Maio, parece estar prestes a conseguir a maioria parlamentar que precisa para manter os seus eleitos e governar de forma segura.

Segundo as projecções, o Movimento Em Marcha poderá conseguir mais de 400 dos 577 lugares do parlamento françês.

Apesar da aparente popularidade do movimento, o certo é que apenas cerca de um quarto dos eleitores franceses foi às urnas, fazendo escalar a abstenção já notoriamente elevada nas presidenciais de Maio. Deste vez, a taxa de abstenção situou-se nos 76,79%.

No entanto, a renovação do cenário político francês é já uma realidade. A grande maioria dos possíveis eleitos são caras novas e militantes de outros partidos que resolveram juntar-se ao movimento.

É este cenário político que permitirá a Emmanuel Macron ter a garantia de um parlamento favorável, para governar sem recorrer a alianças, podendo dar seguimentos às reformas que anunciou na sua campanha eleitoral.

Os resultados definitivos serão conhecidos com a segunda volta das legislativas, marcadas para o próximo domingo, 18 de Junho.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentar