• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Indignação perante o partidarismo em Cabo Verde
Ponto de Vista

Indignação perante o partidarismo em Cabo Verde

Desde o passado mês de Novembro, fui comunicado pela coordenação do curso de Relações Internacionais e Diplomacia, do ISCJS, que a minha professora de Francês, Amarizia Barbosa, indicou-me, pelo MÉRITO na língua francesa, para o “Parlement Jeunesse Wallonie-Bruxelles" que segundo as minhas pesquisas, será a 24ª Simulação parlamentar e terá lugar do dia 23 a 28 do corrente mês e de acordo com regulamento irão participar jovens de todas as horizontes, de todas as religiões e cores partidárias. A condição é ter entre 17 e 26 anos de idade. 

Desde o referido mês procurei ter mais informações sobre a Simulação, porém não me foi facultado nada. Poucos dias atrás um funcionário da Assembleia Nacional de Cabo Verde, depois de eu ter solicitado um encontro, diz-me que tratava-se de um concurso e que algém o ganhou.

Hoje, 20 de Fevereiro, vejo no facebook uma publicação da JPD, Juventude para a Democracia, que a Jovem Janecy Daizy Ribeiro Lopes, vogal do Conselho Diretivo da Jpd, estará na Bélgica para representar Cabo Verde na referida Simulação.

Daí perguntas começaram a invadir a minha cabeça:

 - Ela foi elegida com base em quê?

- De que forma que ela ganhou o concurso?

- Chegou a participar no concurso? Como?

- Ela é a pessoa ideal para representar Cabo Verde nesse Parlamento Jovem?  Porquê?

- Assim é que se está a construir um Cabo Verde melhor?

Aproveito para, humildemente, partilhar o meu ponto de vista sobre como Construir um Cabo Verde melhor.

Constrir um CABO VERDE melhor é, para mim, em primeiro lugar, motivar a Juventude e não fazer o contrário.

Motivar a Juventude é dar oportunidade para que o Jovem possa  chegar tão longe o quanto o seu talento e trabalho o possa levar; é deixar claro que todos estão a jogar perante as mesmas regras.

Independentemente de onde vieres, crioulo que falas ou quanto a sua família ganha, o Jovem deve ter a oportunidade com base no seu sacrifício pelo MÉRITO.

O Jovem não deve esforçar para aprender a “lamber os pés” de ninguém, tendo em conta que isso não irá contribuir para o desenvolvimento do seu país.

Estudar? Sim, e muito! Estudar para ter bagagens suficientes para ocupar posições onde possa melhorar a sua vida e a vida das pessoas ao redor.

Construir um CABO VERDE melhor é Governar para os cabo-verdianos, não para um pequeno grupo privilegiado com base no partidarismo.

É lamentável ver a camada juvenil, força da mudança e melhoria, a tentar adaptar-se à mediocridade, justificando ser “Realistas em vez de Verdadeiros”.

Não haverá construção de um CABO VERDE melhor, pelos caminhos que acabam por desvalorizar todo o sacrifício de um “Jovem Trabalhador e Sonhador”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação