• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Isso cheira a gozo*
Ponto de Vista

Isso cheira a gozo*

Por intermédio do seu porta-voz, Osvaldino Semedo, e em conferência de imprensa, José Sanches, candidato à liderança do PAICV, manda dizer, com certas absurdidades de permeio, que “o propósito da sua candidatura é tudo fazer para que o partido saia mais forte, mais coeso e mais unido do Congresso”. Bem, eu não iria a tanto mas creio que não é por acaso que alguém que se encontrava a meu lado exclamou: “isso cheira à gozo”!

Na minha opinião essa é mais uma curiosidade (uma fabulação, claro está!). Porque na eventualidade dessa frase ser reescrita com um mínimo de autenticidade, a escrita seria, mais coisa, menos coisa, o seguinte: “o propósito desta minha candidatura é fazer tudo para que o partido saia mais enfraquecido, menos coeso e mais desunido do próximo Congresso!”

É sabido que uma boa parte dos cabo-verdianos vem apelando, desde 2011, que o PAICV procure formas de alcançar a unidade e coesão perdidas no início da segunda década deste século que, por razões sobejamente conhecidas, jogou uma importante cartada na derrota do Candidato apoiado pelo PAICV nas eleições presidenciais de 2011. Essas mesmas razões que também voltaram a dar uma mão cheia de ajuda para as derrotas que o PAICV sofreu nas eleições de 2016!!

Todavia, para salvaguarda dos pergaminhos deste Grande Partido Histórico (que não é um Movimento!) e pela memória dos nossos patrícios que tombaram durante a Luta de Libertação Nacional, concebida e conduzida superiormente e com mestria por Amílcar Lopes Cabral, Fundador da Nacionalidade Cabo-verdiana, mas também levando em conta considerações e recomendações da Sociedade Civil, Altos Responsáveis, Militantes, Amigos e Simpatizantes do Partido, vêm abstendo de dar a resposta que o caso requer (mas que interpretam, erradamente, como fraqueza!), sem qualquer correspondência da parte do tal Grupo de Reflexão.

É que mesmo que o Deputado José Sanches não tivesse, inicialmente, nada a ver com o que se convencionou chamar “Grupo de Reflexão”, não é crível que desconheça como os factos acima apontados tiveram início! Entretanto aparece agora, curiosamente, lançado numa caminhada tanto quanto obscura, patrocinada pelo Grupo responsável pela divisão interna do PAICV, e que é visto por uma larga faixa da Sociedade Civil como tentativa de desestabilização do Partido em que milita, uma espécie de aventura do qual nem ele nem os seus mentores extraem benefícios, já que, pelo contrário, é claramente, mais um frete ao MpD que deverá estar a esfregar as mãos de felicidade (aquela felicidade que prometeu e que não consegue proporcionar aos cabo-verdianos!).

Como é óbvio, é um direito estatutário, uma prerrogativa essencial de que todos os militantes do PAICV gozam, que é concorrer, eleger e ser eleito para quaisquer Órgãos do Partido, desde que reúnam as condições exigidas. Aliás, a experiência tem vindo a dar-nos conta que, não fora isso, ou seja, o funcionamento da Democracia interna, os elementos do Grupo de Reflexão teriam feito tudo para arredar Janira Hopffer Almada do processo de sucessão.

Posto isto, pergunta-se, que é que se pretende com uma candidatura nesta altura da parte de quem perdeu créditos dentro do seu próprio Partido e no seio da população cabo-verdiana, devido à postura assumida de não-aceitação da realidade, de que uma luta interna não abona a favor dos objetivos do PAICV de vencer as próximas eleições que se aproximam

Quanto a mim só por fingimento um Militante/Responsável do PAICV, atento ao que se passa à sua volta, dará mostras de desconhecer o que é público e notório, isto é, o alto conceito, respeito, consideração e esperança que, praticamente, todos os militantes, amigos e simpatizantes do nosso Partido têm vindo a testemunhar à Presidente do Partido da Estrela Negra, Janira Hopffer Almada, não devido à sua beleza, como diz o ditado, mas sim pela sua capacidade, força intrínseca, tenacidade e aptidão política testadas vezes sem conta.

E que ninguém tenha dúvidas de que JHA vencerá as eleições partidárias de 22 de Dezembro p. f., por vontade do povo do Partido, e que, enquanto os militantes do PAICV assim o quiserem e desejarem, a nossa jovem Líder estará à disposição do Partido a fim de continuar a ajudar nos propósitos da defesa dos interesses dos cabo-verdianos e do desenvolvimento deste País que o viu nascer!

Texto publicado pelo autor no facebook

*Título da responsabilidade da redação

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação