Pub
Por: Câmara Municipal de São Domingos

Santiago São Domingos 2

Reagindo às acusações proferidas pelo Senhor Emanuel Brito, vem a Câmara Municipal de São Domingos tecer o seguinte comentário:

Infelizmente, “contra a estupidez e a ignorância os deuses lutaram em vão”.

Quando os sapateiros se põem a fazer hermenêutica jurídica não há deuses que nos valham.

Pelos vistos, o ponto de vista do sapateiro encontra-se um pouco turvo dado querer ver ilegalidades em questões que era suposto não serem chinelas.

Na II Série do B. O. nº 1 de 4 de janeiro de 2019, foi publicado o anúncio nº 1/2019 da Câmara Municipal de São Domingos com o seguinte teor: “Por deliberação da Câmara Municipal de São Domingos do dia 22 de Setembro de 2018, faz saber que encontra aberto pelo prazo de 10 (dez) dias, a contar da data da publicação do presente anúncio no Boletim Oficial, o concurso interno para a reclassificação do cargo, visando o acesso a 2 (dois) Apoio Operacional, nível I, que prestam serviço na Câmara Municipal de São Domingos, nos termos dos dispostos nos artigos 49º da Lei nº 42/VII/2009, de 27 de Julho, 3º alínea f), do Decreto-Lei nº 09/2013, de 26 de Fevereiro que aprova o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salário (PCCS) e da alínea b) do nº 2, do art.º 8º do Decreto-lei nº 38/2015 de 29 de Julho.

Contra este anúncio insurge o sapateiro dizendo que ele “viola os princípios legais vigentes, pois limita os candidatos apenas a funcionários da Câmara Municipal”

Este sapateiro é mesmo de ponto de vista turvo quando vê reconversão do cargo onde se encontra escrito reclassificação do cargo.

O que são princípios legais? Quais os princípios da lei violados?

Então senhor sapateiro? Seria possível um concurso interno (a todos os funcionários públicos) para dar satisfação as alíneas e), f) e g) do artigo 56º nº 1, da Lei nº 42/VII/2009/ de 27 de julho? Ou, mesmo às alíneas c) d) e) do nº 4 do artigo 19º do PCCS?

O senhor sapateiro leu a alínea d) do nº 1, do artigo 56º da Lei nº 42/VII/2009/ de 27 de julho? Ou, mesmo a alínea a) do nº 4 do artigo 19º do PCCS?

Não leu, por que se tivesse lido, teria poupado os munícipes de tamanha ignorância, senhor sapateiro.

O que pretende a lei dizer com a expressão: “organismos e serviços da Administração Pública” ?

Quando a Câmara Municipal de São Domingos pretender reclassificar um funcionário por “desadaptação ou a inaptidão profissional do funcionário para o exercício das funções inerentes ao cargo que detém” terá anunciar concurso interno (a todos os funcionários públicos)?

A reclassificação só pode ser entendida, no âmbito da unidade orgânica da Administração Pública, senhor sapateiro.

Não existe nenhum “nº 3, alínea j) do Decreto-Lei 9/2013, de 26 de fevereiro.

O que existe é o artigo 3º, alínea j) do Decreto-Lei 9/2013, de 26 de Fevereiro, e não define “CONCURSO INTERNO”, como refere o senhor sapateiro.

A definição do “CONCURSO interno” vem na alínea i) do artigo 3º do Decreto-Lei 9/2013, de 26 de Fevereiro.

Se continuarmos a desmontar as ignorâncias contidas no texto, nunca mais saímos daqui.

O mundo está a tornar-se cada vez mais complexo, e os seres humanos não conseguem compreender a extensão da sua ignorância quanto ao que se passa.

Consequentemente, pessoas que nada sabem sobre a matéria em pauta propõem políticas sobre o mesmo assunto! Ora, é raro as pessoas contemplarem a sua ignorância, pois fecham-se numa caixa-de-ressonância de amigos que pensam como elas e de canais noticiosos que reforçam as suas convicções não ponderadas! Estamos, pois habituados com estas tiradas!

De facto, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Domingos encarregou o Sr. Director dos Recursos Humanos de elaborar um anúncio para o concurso interno para a reclassificação de um funcionário e o recrutamento de um Técnico Superior na área de Arquitectura.

Entretanto, o Sr. Director dos Recursos Humanos elaborou os termos do anúncio, assinou e mandou publicar no Boletim Oficial.

Detetadas algumas irregularidade nos respectivos anúncios, o Sr. Presidente da Câmara ordenou a anulação do anúncio e que fizesse constar no diploma oficial, a anulação do acto.

Portanto, a sua publicação no Jornal Santiago Magazine viera já fora de tempo, pelo que, nenhuma lição o Sr. Presidente da Câmara receberá do sapateiro que elaborou o documento de que simplesmente senhor emprestou o nome.

No entanto, o Sr. Presidente da Câmara faz votos de sucessos no seu curso de Direito Administrativo!

PS: O Presidente da Câmara Municipal irá avançar com uma queixa-crime a fim de o senhor esclarecer quem é a pessoa da família do Presidente que o concurso pretende beneficiar e cujas cartas já se encontram marcadas.

Câmara Municipal de São Domingos



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # Pedro Sanches 04-02-2019 10:09
Por falta de argumentos este Presidente reage sempre com agressao, inclusivel com ameaça ao tribunal. Alias nao sei se ja foi ao julgamento que estava previsto com um dos de[censurado]dos municipais de Sao Domingos. Tambem ha pessoas que ja muniu de todas as provas para levar ao tribunal contra Sr. Clemente Garcia que nos primeiros meses no seu mandato como Presidente esteve a receber os salarios do Presidente de Camara e do Professor de Liceu de Sao Domingos ao mesmo tempo, um ato crime, dinheiro do nossos contribuintes. O Tribunal vai lhe obrigar a devolver todo o dinheiro recebido.
Responder
0 # Silvestre Pires 02-02-2019 13:59
Sr. Presidente, grande problema di nho e complexo so porque nho faze cursinho de filosofia, curso qui agora ninguém ca sta interessa fazi pamodi e curso de pessoas poco inteligente. Curso quin tá fazendo sem esforço.
Responder
0 # Alberto Semedo 01-02-2019 17:24
Sao Domingos é triste. Um Concelho com car~encia de recursos de toda a ordem, no entanto há quem entende que pode fazer os seus usos como bem entender. Neste momento por questao meramente capricho do Presidente alguns funcionários sao dispensados de trabalhar e como é obvio aproveitar para trabalhar noutro lugar. Por exemplo ha funcionários que apresentam logo de manha na Camara, assinam o livro de ponto e saem ate o dia seguinte sem fazer nada porque o Presidente nao os dão trabalhos, ou seja estao nas prateleiras recebendo o salario do nivel alto em cabo verde. Será que o Presidente nao deve ser responsabilizados por esta situaçao?
Responder
0 # Aguinaldo Soares 01-02-2019 15:48
O Sr. Sapateiro denunciou a irregularidade no concurso publicado no BO. O Sr. Chinela confirmou a irregularidade e mandou cancelar o concurso.
Afinal quem demonstrou a ignorância?
Alguém disse e bem que Sao Domingos perdeu bom professor de Filosofia e ganhou um mau presidente. Isso porque o homem nao tem perfil para gerir nada, funçao que exige muita sabedoria e competência. Funçao que exige muita paciencia, tranquilidade porque esta sujeito a frontalidade perante necessidades insatisfeitas de munícipes . Perante esta situação o homem fica furioso, tremulo, gagueja e logo recorre a violência, ameaça ao tribunal e sem resultado. Neste momento está em conflito com a equipa, com funcionários, com munícipes, em fim... toda gente. Por isso que militantes de MPD em Sao Domingos arranjou o proximo candidato.
Responder
+2 # Bento 01-02-2019 14:34
Clemente caiu num buraco. O dito pelo não dito. Afinal o Sr Manuel Brito está com a razão. Porquê que o Sr presidente clemente Garcia mandau anular a publicação no boletim oficial? O Sr filósofo caiu na ignorância de sempre. Qual é a série de B.O que o intelectual filósofo mandau publicar o acto de anulação?
Seja mais humilde o Sr não tem visão nem como filósofo e nem como presidente de uma câmara.
Responder
+1 # SABEMUITO 01-02-2019 14:17
(...) "De facto, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Domingos encarregou o Sr. Director dos Recursos Humanos de elaborar um anúncio para o concurso interno para a reclassificação de um funcionário e o recrutamento de um Técnico Superior na área de Arquitectura". Através dessa pequena e infeliz frase, o clemente escancarou a sua ignorância em matérias do poder local, do direito administrativo e do desprezo para com a Assembleia Municipal, Câmara Municipal e os munícipes em geral, senão vejamos: usurpou as competências da AM, no seu artigo 81º, número 2, alínea e)-em matéria de fixação do quadro de pessoal, assim como, usurpou da mesma forma, as competências da Câmara Municipal, no seu artigo 92º, número 2, alínea d) e alínea e)- que consistem na nomeação, evolução profissional entre outras, bem como em matéria de organização dos serviços camarários...são, pois, competências originárias desses dois órgãos-USURPOU-AS de forma grosseira e irresponsável. A existir tal ordem e,pior anda de forma verbal-São Domingos está entregue a bixxxxarrradaaaa!!!
Responder
0 # Victor Semedo 01-02-2019 11:42
Mas que palhaçada e esta senhor presidente?"Detetadas algumas irregularidade nos respectivos anúncios, o Sr. Presidente da Câmara ordenou a anulação do anúncio e que fizesse constar no diploma oficial, a anulação do ato." Eu não sei quem é o mais incompetente. se e o presidente Clemente Garcia ou o Diretor dos Recursos Humanos Julio Moreno. Senhor presidente se consciencialize e vê que o povo de São Domingos, principalmente as pessoas do MPD não estão contentes com o teu trabalho. O senhor nestes 3 anos não fez absolutamente nada. Ou pensas que reabilitação de paços de concelho e praça vai nos tirar da pobreza. Agora o senhor inventou tirar calcetas a frente do cemiterio e que estava bem calcetado para mostrar que esta a trabalhar.
Responder
+1 # Arlindo Freire 01-02-2019 11:22
Sao Domingos em maos lençois, na mao de um presidente que tem problemas em liderar a vida do Concelho, que tem grandes problemas econômicas, politias e sociais. Tem dificuldades de se relacionar com os munícipes, com os amigos, com familiares e ate com os membros da sua equipa. Que resultado espera perante esta situação? Veja o que esta a passa em Sao Domingos, faz uma praça ali e acolá e mais nada. Sao Domingos merece isso? Agora é Praça de Cemitério. O homem tem noçao de prioridade onde carece de tudo? Paciencia!
Responder
+1 # Admir Fonseca Ribeir 01-02-2019 10:29
Seria muito melhor que esse Presidente fosse estudar Direito Administrativo do que Filosofia. Alias nao entende nem um e nem outro. O grande problema é que tem homem tem complexo sobretudo quando é confrontado com determinadas situações para demonstrar com violência. Certas funções e profissões nao sao para toda gente. Alias este homem é presidente de camara porque apanhou boleia politica em que o partido lhe escolheu, cuja vitoria seria tao certa so pelo facto de ter camisola de MPD em Sao Domingos. Esses candidatos podiam ser Francisco, Nho Mano, Tchico Xeren ou outros tantos que tentaram essa aventura. Uma coisa é certa, Sao Domingos fica a perder.
Responder
+2 # Pouco Costa 31-01-2019 23:42
O mundo está a tornar-se cada vez mais complexo, e os seres humanos não conseguem compreender a extensão da sua ignorância quanto ao que se passa. Pois é meu caro clemente . Você escreve a sua própria ignorância . Já percebeste que não estás a acompanhar o desenvolvimento do mundo .
Responder
0 # Zona 31-01-2019 22:46
Ficamos sem saber se o presidente da Câmara é efectivamente sapateiro.... se algum dia alguma inspeccao entrar nessa Câmara será um Deus nos acuda.
Responder
+1 # Pinto Teixeira 31-01-2019 21:06
Senhor Clemente Garcia quando quiseres fazer queixa bo tribunal, não precisas ir ao face book, ou jornal anunciar que vais fazer queixa no tribunal . A sua casa fica menos de 10 metros do tribunal . Vá directamente e faz as críticas . O senhor pensa que o tribunal não tem processos para resolver? Vou te responder. PS. O familiar teu que pretendes Benificiar e o teu tesoureiro que colocaste sem compitencia e sem qualificações literárias
Responder
+1 # Adérito Gomes 31-01-2019 20:59
Francamente senhor Clemente. O senhor não devia descer do nível . A câmara municipal de São Domingos não tem acessória de comunicação. Clemente, dizia o Kant que o sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca. Rapaz você era mas inteligente a 10 anos a traz . Eu acho que os estudos estão a lhe fazer retroceder. E tanta burrice num só texto . O senhor deveria ficar calado, e nem aparecer em público porque o senhor é o presidente de câmara mas precioso de Cabo Verde. O senhor não faz nada e fica a sombra do governo esperando fundo de ambiente, turismo e outros fundos para trabalhar , mas mesmo assim não faz nada não tem criatividade, não tem projectos, não tem visão. Pelo amor de Deus rapaz seja mas humilde . E aceita as críticas e os erros que estás a cometer
Responder
+1 # Vladimir Lopes 31-01-2019 20:40
Esse Clemente nem parece que já trabalhou no tribunal algum dia. Quando e confontrado com as suas flalcratuas sempre intimida e ameaça com queixa no tribunal. Rapaz, o povo de São Domingos deviria fazer queixa contra o senhor sobre as irregularidades nas obras em que o orçamento das obras e sempre superior ao trabalho apresentado. PS . Alguém vai sair rico depôs destes 4 anos .
Responder
+1 # Mirian Teixeira 31-01-2019 20:34
Não sou de São Domingos, mas não vou ficar calado, porque nunca vi tanta ignorância e baixeza num texto só . Dezembro que ele se formou em filosofia, da pra ver algumas linguagens filosófica. Mas senhor presidente um filósofo não pensa assim, pondera meu caro, não se deixe levar pelas emoções . Eu não acredito que foi o senhor que escreveu este texto. Já ouvi dizer que o senhor se inerve facilmente , e que não tem controle quanto e confrontado. Acho que escolheste o curso errado porque um filósofo e sempre um filósofo.
Responder
0 # Paulo pereira 31-01-2019 20:30
O senhor presidente da câmara municipal de São Domingos devia parar com estudos universitários em Portugal, porque cada vez que estuda, percebe mal e fica cada vez menos inteligente. O senhor Clemente Garcia agora denominado Calceteiro, calceteiro sim porque uma pessoa em seu estado normal, não descalceta uma área à frente do cemitério se encontrava bem calcetada, com paredes merecendo apenas de pintura para fazer obrinhas à frente da via principal para enganar os mal informados que estás a trabalhar . Clemente Garcia com tantas casas com tectos a cair , placas desportivas e jardins infantins merecendo de reabilitação , o calceteiro resolveu inventar uma obrinha para mostrar que São Domingos está em obras. Espero que o senhor não vai inagorar está obra como fez com os 30 metros de estrada em ponta Rui vaz
Responder
0 # Maria Paula 31-01-2019 19:06
Esta reação só mostra que a Câmara Municipal de São Domingos, o seu Presidente e toda a sua equipa estão muito nervosos.
Partir para o insulto para tentar tapar a sol com a peneira. São Domingos está um atraso! O maior responsável é o coitado do Clemente! Todos já dizem que perdemos professor razoável para ganhar um Presidente de Câmara mediocre!
Responder