• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Juventude, Participação & Ação
Ponto de Vista

Juventude, Participação & Ação

Sabemos que Cabo Verde foi e é, para a maioria de nós, o desafio de gerações. Sabemos também que Cabo Verde é uma enorme democracia com órgãos próprios e onde temos de fazer valer a nossa influência, isto é, onde temos de expressar, participar e agir. E só o podemos fazer com eficácia, com organização, com trabalho, e sobretudo, com inteligência. Compreendendo o que é verdadeiramente importante e fundamental, e sabendo exatamente do que se fala quando é invocado o princípio da subsidiariedade, a coesão económica, social e territorial, o primado do direito, etc… sejamos eleitos, jornalistas, estudantes ou simplesmente jovens e cidadãos atentos e empenhados com os olhos no futuro de Cabo Verde.

Tendo em conta o enorme desafio que a juventude tem nesse pequeno torrão, a JpD - Juventude para a Democracia ambiciona uma “JOTA” de excelência e que tenha a capacidade de pensar, expressar as suas ideias, participar ativamente na vida cívica e política e agir em todas as circunstâncias, pois Cícero, o filósofo Romano, frisou certa vez, que “o primeiro dos deveres que a moral social impõe aos homens é o dever da participação na vida política”.

Por isso, é preciso trabalhar para que a juventude não abdique de potencializar energias para a participação cidadã e do seu papel transformador, ou seja, é importante que os jovens tenham a consciência de que se tornando apáticos e céticos em relação à política, esta nunca será renovada.

Ao lado desta participação, na JpD, também defendemos que é indispensável que o poder público valorize a participação dos jovens na edificação do seu futuro, ajudando a prepará-los para lidar com problemas específicos em áreas como a educação, a saúde, o meio ambiente, o emprego e o lazer, inserindo-os em todas as etapas do processo de tomada de decisões sobre o futuro de Cabo Verde.

Deste modo, destaca-se que um dos principais objetivos da JpD é estimular os jovens a participar na vida política e que façam valer as suas ideias e convicções, bem como saber agarrar cada momento na vida, porque acreditamos que os jovens são um dos mais importantes recursos humanos para o desenvolvimento do nosso país. Citando o poeta, Fernando Pessoa, “agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizeram ali?”. Por este motivo, ambicionamos jovens que movem pela ação e pela excelência com os olhos fixados no futuro das ilhas.

Desta forma, preconizamos que é importante incentivar o debate de ideias, a livre manifestação de pontos de vista, com o intuito de despertar em todos os jovens a certeza de que os temas públicos dizem respeito à sua vida.

Neste quadro, a JpD destaca o importante papel dos jovens no desenvolvimento do país, principalmente a participação da juventude cabo-verdiana em algumas áreas, nomeadamente no desporto, cultura e áreas empresariais. Neste sentido, é imprescindível continuar a apostar numa organização juvenil institucionalmente bem capacitada, bem apetrechada, com liderança e corpo diretivo credível, e erigir-se como um verdadeiro aliado no desenvolvimento de Cabo Verde.

A concluir, podemos dizer que todas estas experiencias vividas pela JpD em matéria de políticas para a juventude, igualdade de oportunidade entre gerações, importância da participação dos jovens na tomada de decisões públicas, vão, por certo, contribuir para consolidar a democracia cabo-verdiana, que, não obstante a sua juventude, tem dado provas de maturidade e de pujança, garantindo, em ambiente de disputa política, de respeito e de tolerância, a estabilidade governativa e o normal funcionamento das instituições, com vista a propiciar níveis superiores de felicidade e bem-estar a todos os jovens cabo-verdianos.

O Secretário-geral da JpD

Esmael Teixeira

(#JpD #Juventude #Participação #Ação)

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação