• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
O obscuro mercado do nosso dinheiro
Ponto de Vista

O obscuro mercado do nosso dinheiro

Em pleno Plateau, em frente ao Banco de Cabo verde, o supervisor nacional financeiro, assiste-se diariamente ao câmbio ilegal de divisas. Este mercado negro, sem que se perceba abertamente, é um dos grandes vírus do sistema financeiro. E ninguém faz nada.

Vejamos: a receita de um país também, ou sobretudo, se regista pela via das suas reservas em moeda estrangeira para as trocas comerciais. Toda a compra ou venda dos pares de divisas implicam comprar uma moeda e vender a outra de forma simultânea. As cotações das divisas são apresentadas como taxas de câmbio, isto é, é o valor da moeda em relação a outra. A oferta e a procura relativa de ambas as moedas determinará o valor da taxa de câmbio actual para os pares de divisas.

Quando um trader realiza uma operação, deseja que o valor da divisa comprada valorize, enquanto a outra divisa deve desvalorizar. A sua habilidade para determinar o que acontecerá nos minutos, horas ou dias seguintes depois de abrir uma posição, determinará se terá ganhos ou perdas com esta operação.

Vamos às contas: por exemplo, actualmente o par EUR/USD vale 1.30501 (ou seja 1 dólar e 30 cêntimos), isto quer dizer que você  pode comprar 1 euro por 1.30501 dólares. Agora imagine que você pensa que o euro vai desvalorizar face ao dólar. Para isso, você abre uma posição de venda do par EUR/USD. Isto quer dizer que você está a vender euros e comprar dólares.

Para tal, você abre uma posição de 1 lote (100,000 euros) e compra 130,501 dólares e como você esperava, o par EUR/USD desce para 1.29050. Como você vendeu Euros e comprou Dólares na sua posição anterior, agora você deve fechar a sua posição para receber os lucros na sua conta. Assim, você pagou no início 130,501 dólares, o seu lucro é de 1451 dólares.

É isso que os Bancos fazem. E é isso que, diante do regulador acontece. O que acontece no Plateau, na barba cara das autoridades, é indecente. Porque são milhares de contos que circulam em paralelo com o sistema financeiro cabo-verdiano. Digo de outro modo: o PIB de Cabo Verde poderia estar mais alto se todo esse dinheiro que navega nesse terreno ilegal contasse. E não conta, como também não contam os milhares de contos de narcotraficantes que escondem as suas riquezas e bens.

Dito isto, fico escandalizado quando vejo a Guarda Municipal a perseguir mulheres chefes de família que buscam o seu pão vendendo açucrinha, frutas e drops – e com dificuldades para manter os filhos na escola e serem homens de amanhã -, enquanto ao lado estão cambistas ilegais, que, na maior parte dos casos, estão a branquear dinheiro da droga. Todo o mundo sabe e não diz. Digo agora: as autoridades nacionais, desde há muito, são coniventes com esse negro mercado do dinheiro em Cabo Verde.

Onde está o BCV? Onde está o Ministério das Finanças? Enfim, onde está a autoridade?

Urge uma tomada de medidas. Para equilibrar a sociedade e ajudar este Cabo Verde a crescer. Na legalidade.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação