• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
SINAIS DE ALERTA
Ponto de Vista

SINAIS DE ALERTA

A pesquisa da Afrosondagem acaba de confirmar algumas das alertas inscritas nos nossos artigos.

Alertamos que, certas vezes, a forma como este MPD concebe e exerce o poder é mais de que estranho. Demasiado estranho.

Alertamos que o Governo é lento na tomada de decisões de medidas essenciais e mais lento ainda na sua execução.

Os resultados concretos da governação tardam em chegar aos seus destinatários: o povinho .

Alertamos que há uma deficiente coordenação politica entre os membros do Governo e nas decisões e medidas do Governo.

Neste Governo não há uma voz coordenada; o que se nota é que há várias vozes, e, algumas das vezes, um ministro anuncia uma medida e dias depois aparece um outro ministro para corrigi-lo. Não quero aqui citar exemplos, mas todos deram conta disso.

Este Governo não comunica, apenas anuncia. Evita-se a comunicação, porque se confunde esta com a propaganda. Nada de mais errado. Porque existe falta de comunicação, vejam a apreciação que os eleitores fizeram da medida de isenção de vistos aos europeus. Uma medida boa, mas que a opinião dos eleitores recusa.

Mas o que é mais grave ainda. No campo estritamente politico, ninguém pode compreender que este MPD, em apenas dois anos de governação, colocou uma grande maioria dos seus membros contra ele e contra a postura do Governo.

O MPD está internamente a fragilizar-se e os principais dirigentes não estão a dar conta disso ou fingem que não querem saber.

Dizem até que é tudo mentira. Tudo é mentira? A politica cega os políticos.

Estive cinco dias na Praia, pude confirmar o que vários membros do MPD me diziam. Uma onda de descontentamento no seio dos militantes e quadros afectos ao MPD . Ouvi coisas que se me tivessem contado, eu não acreditaria. Eu sei que este sentimento de desencanto não é só na Praia. Existe um pouco por todo o lado.

Mas, para os políticos é tudo mentira.

Internamente e no seio da população a situação anda mal. As pessoas estão a perder, gradualmente, a confiança.

Alguns até dizem: "se eu disser que sou MPD, se souberem que eu estive a batalhar na campanha, serei castigado. E quem me castiga? Não só alguns arrogantes dirigentes do MPD, mas sobretudo a malta do Paicv que está a comandar".

Eu não tenho dúvidas que, neste ponto, o MPD está errado e vai cada dia pior.

A razão que leva alguns dirigentes do MPD a ter essa atitude, é o facto de acreditarem que todos esses militantes são uns autênticos oportunistas, que andam à procura de um posto no Estado. Pode até ser. Entretanto, quantos bons quadros afectos ao MPD é que são preteridos em relação aos quadros da oposição? Eu recuso a acreditar que o MPD, que eu ajudei a criar, não tem quadros competentes . Isso é completamente falso. Como eu disse as razões são outras. Até pode ser uma atitude complexada. Não escolher bons quadros do MPD, para evitar o grito da partidarização do Paicv e da Janira.

Outra ironia é pensar que nas próximas eleições uma parte do Paicv vai votar no MPD. Pura estupidez.

Há ministros que deliberadamente preferem trabalhar com quadros do Paicv do que com quadros competentes afectos ao MPD. Isso é um facto. Em igualdades de circunstâncias, preferem os quadros declaradamente do Paicv.

O Paicv sabe perfeitamente dessa realidade. E, às vezes, no seu canto, gozam com o MPD. E vê-se claramente que o JMN anda a gozar com o MPD.

Vocês não estão cegos em relação ao que se passa, por exemplo, na Polícia Nacional?

No meio de toda essa verdade, com esse desgaste evidente, com essa teimosia, os principais dirigentes do MPD vêm com essa história gasta de "sem djobi pa lado". O lado que se quer evitar é o lado do MPD.

Com 58 % de opinião a dizer que o caminho está errado e com 47 % a sentir que as suas condições econômicas são más, e "sem djobi pa lado", esta história vai dar muito mal.

Mas, eu sei, eles estão nas tintas.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação