• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Francisco Carvalho eleito Secretário Executivo da REMO CV
Diáspora

Francisco Carvalho eleito Secretário Executivo da REMO CV

Acaba de ser criada, na cidade de Roterdão, Holanda, Rede das Comunidades Cabo-verdianas no Mundo. O sociólogo Francisco Carvalho foi eleito Secretário Executivo, num formato de um secretariado dividido por diversos pelouros ou secretarias que serão assumidas por cada uma das organizações que compõem o secretariado.

As secretarias serão coordenadas pelo Centro de Atendimento & Orientação em Roterdão (Holanda); Cabo-verdianos em UK (Reino Unido); CESMi, Centro de Estudos das Migrações (Cabo Verde); Cooperativa MovingDiaspora (Amadora, Portugal); Kaza Emigranti (Cabo Verde); Santiago Lux (Luxemburgo) e Associação Morabeza (Bélgica).

Uma vez que um dos grandes objetivos da REMO CV é trabalhar para que haja uma uniformização de serviços prestados pelas associações em cada um dos seus países, então, uma das primeiras ações será o arranque do levantamento das boas práticas que já vem sendo implementadas por estas organizações da diáspora e, de seguida, a sua ampla partilha em vista a fazer com que as organizações possam adotar para os seus contextos, as iniciativas e respostas aos problemas das comunidades que já foram implementados com sucesso em outras paragens.

A REMO CV espera, com este formato, multiplicar os ganhos dos emigrantes, dos seus países de acolhimento e de Cabo Verde, contribuindo assim para enaltecer a importância que a emigração tem para Cabo Verde.

Francisco Carvalho, o secretário executivo da Rede, ora eleito, é atualmente o Coordenador do CESMi, Centro de Estudos das Migrações.

É licenciado em Sociologia com especialização na área das migrações e pós-graduado em migrações, minorias étnicas e transnacionalismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Foi diretor geral das comunidades de 2012 a 2016. Consultor da Organização Internacional para as Migrações no quadro da elaboração do "Perfil Migratório de Cabo Verde 2009". Autor de artigos científicos na área de migrações e com diversas participações em conferências, projetos de investigação e análises de temáticas migratórias.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação