• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Coragem
Boas Novas

Coragem


Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito (Josué 1:8a)

O que você faria se tivesse de substituir alguém muito competente em sua função? Os sentimentos mais diversos acometem pessoas que passam por essa experiência. Muitos ficam felizes com a oportunidade. Outros passam por medo e ansiedade, pensando que não conseguirão.

Josué é o conhecido sucessor de Moisés. Por vezes já me perguntei o que passou em seu coração quando Deus o incumbiu dessa nobre tarefa. O desafio era enorme. Liderar um povo numeroso, guiá-lo na tomada da terra prometida, ensiná-lo a viver dia a dia com Deus, lidar com reclamações e murmúrios, etc.

Sem dúvidas a luta seria imensa. Mas Josué era alguém que já caminhava com Deus há muito tempo. Sabia que o Deus que chama também capacita, concedendo o que for necessário para cumprir suas ordens. E Deus dá uma certeza: “O Senhor, o seu Deus, estará com você por onde andar” (v 9b). Basta seguir sua orientação. Na leitura de todo o livro de Josué chama a atenção que não encontramos repreensões de Deus a Josué. Temos a história da tomada da terra (o que não foi algo fácil), e quando esta fase termina há um momento de renovação da aliança entre Deus e o povo. Josué expõe a situação, lembrando o passado, tanto os momentos em que o povo andou com Deus e foi abençoado, como os momentos em que se desviou dele, sofrendo as consequências. O povo é colocado diante de uma escolha, que também demanda coragem. Josué deixa bem claro: “Eu e a minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24:15b), não importa a escolha dos outros. 

Quem anda com o Senhor sabe que as escolhas a fazer e decisões a tomar não são fáceis do que as de pessoas que não vivem com Deus. Mas também sabe que a certeza da presença de Deus, conduzindo as decisões, dá coragem necessária para enfrentar todas as situações.

Leitura Bíblica: Josué 1:1-9

Hoje você precisará fazer escolhas e tomar decisões. A melhor delas é fazer isso na presença de Deus.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação