• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Tony Elumelu. A Jornada do Empreendedorismo requer trabalho, disciplina e sacrifício
Economia

Tony Elumelu. A Jornada do Empreendedorismo requer trabalho, disciplina e sacrifício

Falando no Fórum Youth Konnekt, o investidor e filantropo africano Tony O. Elumelu, fundador da Fundação Tony Elumelu (TEF) e presidente do United Bank for Africa (UBA), encarregou os empresários de abraçar o trabalho árduo, a disciplina e sacrifício nas suas jornadas empreendedoras em busca do sucesso.

No segundo fórum com o tema “Juventude Africana: Prospectiva e Oportunidades” Tony O. Elumelu compartilhou com jovens empreendedores a sua rica experiência como empreendedor com histórias de sucesso investindo na África.

A audiência incluiu líderes do setor público - o Presidente de Cabo Verde, sua Excelência Jorge Carlos de Almeida Fonseca OICVV e o Primeiro Ministro sua Excelência José Ulisses de Pina Correia e Silva, bem como parceiros de desenvolvimento, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Sr. Elumelu enfatizou o importante papel do governo na criação de um ambiente propício para as pequenas e médias empresas prosperarem, enquanto elogiava o Governo de Cabo Verde por reformas fortes e deliberadas para impulsionar o empreendedorismo na África lusófona. Ele afirmou que o futuro do continente africano está nas mãos dos jovens africanos e eles devem ser capacitados para alcançar a ambição de um continente bem desenvolvido.

“O primeiro-ministro falou comigo sobre o incentivo fiscal que estão implementando. Falou sobre a abertura que o país tem para o turismo, transporte aéreo e o compromisso com os empreendedores, garantindo que os interessados ​​em agricultura, TIC e outras áreas sejam apoiados para alcançar o sucesso. Falou também sobre como criar a oportunidade reunir os empreendedores e ver como a Fundação Tony Elumelu pode apoiar. É o que esperamos de nossos líderes africanos: que eles saibam que o futuro da África está realmente em suas mãos ”, disse Elumelu.

No seu discurso, o Presidente de Cabo Verde, sua Excelência Jorge Carlos de Almeida Fonseca OICVV, agradeceu a Tony O. Elumelu por ter sido pioneiro no movimento de empreendedorismo em todo o continente africano. Ele disse: “Obrigado a Tony Elumelu pelo que está fazer pelos jovens da África, especialmente os jovens de Cabo Verde”. O Primeiro Ministro, sua Excelência José Ulisses de Pina Correia e Silva também elogiou Tony O. Elumelu e o compromisso de sua fundação de capacitar empreendedores africanos em todo o continente.

O movimento de empreendedorismo liderado pela Fundação Tony Elumelu chamou a atenção do setor público africano e tornou-se rapidamente um plano definidor do desenvolvimento acelerado da economia africana. Seu objetivo é alavancar a população jovem para criar empregos, receitas e erradicar a pobreza no continente. Até agora, o TEF capacitou 7.531 empreendedores em todos os 54 países africanos (19 dos quais são de Cabo Verde), com planos de abrir novamente seu portal de registo para a sexta coorte do seu Programa de Empreendedorismo no dia 1 de janeiro de 2020.

Organizada pelo Ministério Nacional da Juventude e pelo Governo de Cabo Verde, a Youth Konnekt é um dos muitos planos que o país lançou para consolidar ainda mais seus planos de impulsionar o empreendedorismo em toda a região.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação