Pub

Liza Vaz I Encontro Nacional da DNRE

O I Encontro Nacional da Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE), com todos os responsáveis dos serviços de inspecção e fiscalização, acontece esta segunda, 26, e terça-feira. 27, na Praia, e propõe discutir "Economia Paralela" e "Evasão Fiscal". Estarão presentes os representantes da lnspecção Geral da Construção e Imobiliária, IGAE, Direcção Geral do Turismo e Transporte, Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) e a Guarda Municipal da Câmara da Praia.

A economia paralela e fraude e evasão fiscais são os assuntos que vão estar em cima da mesa, sendo que durante a reunião os participantes vão debruçar sobre o papel de cada um no combate a esses fenómenos que acabam por prejudicar o normal funcionamento da economia.

A DNRE lembra que o sistema fiscal nacional é estruturado com vista a satisfazer as necessidades financeiras do Estado e demais entidades públicas, realizar os objectivos da política económica e social do Estado e garantir uma justa repartição dos rendimentos e da riqueza.

“Neste imperativo, cabe especialmente à DNRE, enquanto serviço central do departamento governamental responsável pela área das Finanças a missão de administrar os processos de arrecadação das receitas tributárias e aduaneiras e exercer o controlo do território aduaneiro”, refere a nota.

A mesma fonte adianta que apesar dos avanços já alcançados, a grande verdade é que os fenómenos da economia paralela, a fraude e evasão fiscais se caracterizam como “um dos maiores entraves” à promoção de uma justa repartição do esforço fiscal, distorcem a concorrência, embarreiram o desenvolvimento da inovação e competitividade dos operadores económicos.

Por outro, acrescentou, privam o Estado dos recursos essenciais ao exercício das suas funções, condicionando o nível de qualidade dos serviços públicos e das prestações sociais realizadas pelo Estado.

“Torna-se assim imprescindível uma actuação concertada de todos os agentes com responsabilidade neste domínio, uma vez que o combate à economia paralela, a evasão e a fraude fiscais não é uma função exclusiva da DNRE, mas sim de todo o Estado, envolvendo ainda todos os cidadãos”, realçou a instituição.

A abertura do encontro está marcado para as 10:00 na sede da DNRE, na cidade da Praia e o encontro vai ser presidido pela directora Nacional de Receita de Estado, Lisa Vaz.

Com Inforpress



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

-2 # Nho puxim 26-08-2019 01:37
Puxa NhaNhaaaa !!!!

Minina li era bunitona, pamodi k bu bira ku qel cara di bruxa fea ???
Responder
0 # Manel Bandid 25-08-2019 22:46
Ela gosta muito de festas!
Responder