• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Cabo Verde com dificuldades no acesso ao Fundo do Clima
Economia

Cabo Verde com dificuldades no acesso ao Fundo do Clima

Cabo Verde está com dificuldades em aceder ao Fundo do Clima, por ser bastante complexo, mas a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas, Ana Graça, acredita que será possível lá chegar.

“O processo de acesso ao Fundo do Clima é muito complexo e requer estudos de viabilidade que, à partida, terão que ser financiados pelos Estados ou por parceiros”, precisou Ana Graça, acrescentando que se está a apelar no sentido de haver tais apoios.

Reconheceu, entretanto, que o arquipélago tem “algum acesso” ao Fundo do Ambiente e que as Nações Unidas estão empenhadas em ajudar a se encontrar parceiros para apoiarem Cabo Verde na realização do estudo de viabilidade, de modo que o país consiga aceder ao Fundo do Clima.

A coordenadora do Sistema das Nações Unidas fez essas considerações ao apresentar à imprensa o balanço, a meio percurso, do II Encontro dos Pequenos Estados Insulares que decorre na Cidade da Praia.

Segundo a embaixadora Ana Gomes, uma das questões que serão apresentadas durante a próxima Assembleia Geral da ONU, prevista para Setembro próximo, em Nova Iorque, em que se fará a revisão a meio percurso da Agenda de Samoa, tem a ver com medidas que facilitem aos Estados insulares o acesso a estes tipos de financiamento que requerem muitos requisitos.

Espera que na conferência a ser efectuada durante a Assembleia Geral das Nações Unidas tenha “alguma ressonância prática” e, por conseguinte, haja “mais apoio e facilidade” no acesso aos referidos financiamentos.

Referindo-se ao encontro de Praia, avançou que nesta sexta-feira os representantes dos vários estados insulares presentes apresentaram preocupações atinentes à implementação da Agenda 2030 com a interligação da Agenda de Samoa e, neste caso, entendem que deve haver um “tratamento específico”.

Samoa Pathway é um documento adoptado pelos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, em Setembro de 2014, durante a conferência da ONU, em Samoa, visando o desenvolvimento sustentável através do combate às vulnerabilidades climáticas e não só.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação