• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Santa Cruz vai ter central de compras para desenvolver turismo em Santiago
Economia

Santa Cruz vai ter central de compras para desenvolver turismo em Santiago

O presidente da Câmara do Turismo de Santiago disse que a criação da central de compras no município de Santa Cruz, vai desenvolver a turismo na ilha, assim como permitirá “maior dinamização” da economia na região.

Eugénio Inocêncio fez esta observação à imprensa, à margem da primeira reunião de avaliação da Agenda do Desenvolvimento Turístico Sustentável e Inclusivo em Santiago, que aconteceu na Cidade da Praia.

Conforme explicou, a criação da central de compras de Santa Cruz foi hoje apresentada ao Governo pela empresa portuguesa Simab, bem como as directrizes de viabilidade económica do projecto, que deverá iniciar já este mês e terminará em Junho.

Segundo referiu, a central de compras irá entrar em contacto com  vários produtores, identificar produtos que podem ser imediatamente vendidos aos hotéis e restaurantes, criar estruturas de escolha e selecção desses produtos e depois negociar com o abastecimento.

Nesta linha, avançou, em função das quantidades que os hotéis e restaurantes precisarem, “o passo seguinte” será negociar com os produtores a produção em quantidade, qualidade e preço.

“Nós estamos a falar na agricultura, na pecuária, na pesca, no artesanato, sectores importantes para a circulação ou fazer chegar o rendimento a todas as famílias”, destacou.

Por outro lado, indicou que ao mesmo tempo permitirá a criação de um pequeno parque agro-industrial, que fará a transformação dos produtos agrícolas, ou seja, exemplificou, em vez do produtor pensar em colocar só a manga, pode também colocar a polpa de manga que possibilite aos hotéis e restaurantes garantirem, durante o ano inteiro, suco de manga, assim como outros produtos.

“Portanto está-se a trabalhar de facto, com planeamento, organização e resultado”, assegurou.

Eugénio Inocêncio revelou que as equipas estão a trabalhar para que o projecto funcione “o mais rápido possível”, apontando que haverá um cronograma para depois apresentar a candidatura e localizar os accionistas.

“Nós estamos a trabalhar para que isso seja mais rápido possível, mas tecnicamente temos que respeitar os prazos adequados”, sublinhou.

Esta reunião surge na sequência de uma visita do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, a Santiago Norte, durante a semana de 8 a 12 de Janeiro, com o propósito de identificar em “todos os municípios”, na tentativa de vocacioná-los para um turismo “sustentável e inclusivo”.

Assim, realizou-se no mês de Fevereiro uma reunião de avaliação das visitas em que se decidiu pela criação de uma comissão que integra responsáveis de instituições públicas e privadas, para acompanhamento das medidas e decisões voltadas à construção de um turismo sustentável e inclusivo.

A reunião contou com a presença do chefe do Governo, que veio avaliar os trabalhos realizados com foco no ponto de situação das medidas aprovadas.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação