Pub
Por: Redacção

boeing tacv

Companhia islandesa, que geria a TACV há um ano, já apresentou ao Governo uma proposta para ficar com 51% da empresa, confirmou esta manhã, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante o debate sobre o Estado da Nação que decorre no Parlamento.

“A Icelandair já apresentou proposta para a aquisição de 51% da TACV. TACV vai ser privatizada como previsto”, garantiu o chefe do Governo, para quem, com este passo o seu Executivo conseguiu “salvar a TACV e encontrar um parceiro estratégico para a privatização”, porquanto a companhia islandesa, que cessou no início de Julho o contrato de gestão na transportadora cabo-verdiana, apresentou “uma estratégia ancorada no hub aéreo capaz de viabilizar comercialmente a empresa e de contribuir positivamente para o crescimento económico do país”.

Esta informação do primeiro-ministro, contudo, traz como novidade apenas a formalização da proposta, já que o processo já estava desenhado para terminar desta forma desde o início, como de resto Santiago Magazine avançou há mais de um ano. Para além disso, o vice-primeiro ministro Olavo Correia já havia dito, a meio do processo de reestruturação da companhia cabo-verdiana, que em vez de Cabo Verde pagar 1 mihão de contos à Icelandair para a gestão de um ano da TACV, estava em negociação a entrada da empresa islandesa no capital da TACV, desmentindo o desmentido do ministro José Gonçalves a negar tal cenário.

Santiago Magazine sabe que, efectivamente, a Icelandair não recebeu nada do estado cabo-verdiano, precisamente para poder apresentar a presente proposta em que passa a liderar a TACV com 51% das acções. Esta oficialização da proposta islandesa acontece numa altura em que a Icelandair também acaba de lançar uma oferta para adquirir 49% da companhia aérea açoreana SATA, empresa, aliás, que sempre foi referida como parte do negócio entre a TACV e a Icelandair.

De notar que a vinda do novo Boeing da TACV e de mais dois que estão previstos foram negociados pela Icelandair juntamente com a administração da operadora de bandeira nacional, que inclusive poderá passar a voar outra vez dentro do país com o novo dono. 



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # Luiz Nunes 30-07-2018 15:24
Quando tive o privilégio de escrever no Semanario A VOZ, abordei os problemas da TACV apresentando inclusive como sugestão estabelecer um Hub no Sal, além de buscar um parceiro estratégico que pudesse levar a empresa Caboverdiana aos mais altos patamares. Parece que esse dia está chegando... Me alegro em ver que isso pode sim tornar-se realidade! Avante, sem temor.
Responder
0 # Paicv 28-07-2018 00:04
Então icelqndair ta larga tacv de repente e dexal ku vos pendentes que teve k bai fase leaibg pa dois avião e gasta mikhoes pa kes 47 cancelados e es ta fla.parceiro estratégico?
Responder