• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Novo Boeing da Cabo Verde Airlines chegou esta madrugada
Economia

Novo Boeing da Cabo Verde Airlines chegou esta madrugada

Já está em solo cabo-verdiano o novo avião da Cabo Verde Airlines. O aparelho, já matriculado na Aeronáutica Civil, foi adquirido em sistema de dry lease e é o primeiro de três Boeings anunciados para chegar ainda este ano.

O novo avião da Cabo Verde, pilotado pelo comandante Kitana Cabral, aterrou no aeroporto da Praia por volta depois da 1h00 da manhã deste sábado, vindo de Lasham, Inglaterra. A aeronave, segundo Santiago Magazine apurou, já está matriculada na Agência de Aviação Civil (D4-CCF), devendo começar a operar nas linhas internacionais a partir da próxima semana, altura em que a companhia espera ter todo o processo de certificação concluído junto da AAC.

Ainda não há muitas informações sobre as condições em que esse avião chega, nem os valores financeiros em causa, mas sabe-se que o novo Boeing 757 da Cabo Verde Airlines foi adquirido em sistema de dry lease, pelo que será pilotado pela tripulação da casa.

Ainda durante este mês de Julho um segundo Boeing (D4-CCE) deverá chegar ao país, vindo da China e até ao final do ano um terceiro é aguardado pela companhia de bandeira nacional, que está prestes a ser privatizada, como anunciou o ministro do Turismo, Transportes e Economia Marítima, José Gonçalves.

Estas duas últimas aeronaves também terão sido alugadas em sistema de dry lease, o que significa que vão ficar ao cuidado da CV Airlines. Esta operação vai permitir à transportadora aérea cabo-verdiana retomar os voos internacionais interrompidos desde o início do mês, por causa do regresso do Boeing da Icelandair ao seu dono.

Este contratempo obrigou a Cabo Verde Airlines a cancelar pelo menos 55 voos, afectando mais de 7.550 passageiros. Recorde-se que o novo 757 da operadora aérea nacional era aguardado desde o dia 4 de Julho, data que, segundo avançou o ministro José Gonçalves à TCV, marcou o fim da gestão de um ano da Icelandair na empresa.

A Cabo Verde Airlines, conforme deixou saber o governante, está devidamente reestruturada e pronta para ser privatizada, o que, a crer nas palavras de José Gonçalves, deve acontecer nos próximos meses. Na pole-position está a própria Icelandair que deverá ficar com 51% da companhia cabo-verdiana, que desde Agosto do ano passado só opera nas linhas internacionais, deixando as ligações domésticas para a Binter CV.

Ontem, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, rejeitou quasquer responsabilidades do Governo no cancelamento dos voos da Cabo Verde Airlines, indicando que isso aconteceu devido a problemas operacionais da empresa.

“A situação vai ser resolvida. É um problema operacional da empresa e não de política de transporte do Governo” afirmou Fernando Elísio Freire, sublinhando que neste momento o Executivo tem uma política consistente em matéria dos transportes, “tendo, a nível aéreo, recuperado uma empresa deixada completamente falida pelo governo anterior”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação