• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Erro ou batota? De forma propositada ou inocente?
Cultura

Erro ou batota? De forma propositada ou inocente?

Candidaturas para 2ª Edição do Prémio Literário   Arnaldo França abertas até 31 de Agosto. Blogue do IILP. Imprensa Nacional de Cabo Verde e Imprensa Nacional Casa da Moeda de Portugal, QUID AGENDUM?

Há quase 2 anos que, todos os Sábados, venho brindar os meus leitores, neste espaço do nosso querido Santiago Magazine, com STRIBILIN, excertos de um argumento para Telenovela. Hoje sairia a 57ª Parte, não fosse um novo STRIBILIN, uma hecatombe, diria, tivesse acontecido. Ipso facto, suspendi a edição 57ª do meu STRIBILIN (Novela), para partilhar convosco este novo STRIBILIN (Manivérsia), o verdadeiro STRIBILIN, esperando, sinceramente, contar com as vossas honrosas opiniões.

Ora, a Imprensa Nacional de Cabo Verde – INCV e a Imprensa Nacional Casa da Moeda de Portugal – INCM instituíram em 2018 o Prémio Literário Arnaldo França, no valor monetário de 550 contos ou seja, €5.000. Este ano, conforme o link

http://iilp.wordpress.com/2019/06/05/candidaturas-para-2a-edicao-do-premio-literario-arnaldo-franca-abertas-ate-31-de-agosto/

do IILP – Instituto Internacional de Língua Portuguesa, a 2ª Edição decorria até 31 de Agosto.

Entretanto, dirigi-me ontem, dia 30 de Agosto, à INCM em Lisboa para entregar a minha participação. Cheguei lá era volta do meio-dia. Qual não foi o meu espanto, quando uma funcionária, a Srª Teresa Garcia, responsável para receber os trabalhos apresentados, rejeitou liminarmente a minha candidatura, argumentando que o prazo havia expirado. Peguei do meu Smartphone, entrei na Internet, abri o Site supracitado e mostrei-lhe que o prazo era até o dia 31 de Agosto. Ela viu, mesmo assim não aceitou. Pedi-lhe uma declaração em como não aceitou a minha candidatura por ter sido entregue extemporaneamente, de igual modo recusou. Pedi o Livro de Reclamações e também me foi recusado. Sem jeito e sem saber como justificar de que lá estive e dentro do prazo outorgado, segundo IILP, para a entrega da obra candidata, liguei à Polícia de Lisboa e pedi ajuda. Depois de uma curta espera de mais de 3 horas, eis que, às 16:30, dois elementos da Polícia de Segurança Pública me acodem. O Livro de Reclamações foi-me destinado e aí escrevinhei a minha reclamação.

Caríssimos, no Site do IILP, a cima referido, vem postado esse anúncio desde o mês de Junho, o que me leva a questionar:

1. Por que terá IILP, uma instituição idónea e de inquestionável reputação, com sua sede em Cabo Verde e na cidade da Praia, publicado um putativo anúncio atrevidamente?

2. Esse anúncio esteve Online durante 3 meses. Os responsáveis pelo concurso Prémio Literário Arnaldo França não tiveram tempo, gentileza e profissionalismo suficientes para mandarem retirá-lo do Site ou perguntar ao IILP qual foi a sua fonte?

Digam a vossa justiça.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação