Pub

Voz da liberdade

O evento acontece no dia 4 de julho, no Auditório Nacional, pelas 21 horas, e pretende homenagear Pedro Pires e Nha Balila, duas figuras incontornáveis da sociedade cabo-verdiana. Pedro Pires na política e Nha Balila nas artes e ativismo social.

Txabeta – Agência de Artes & Espetáculos, é a empresa responsável pela organização deste evento que quer comemorar a cultura e a liberdade, sob o lema: “pamodi muzika e liberdadi di korpu ku alma”.

Com o jovem músico Romeu di Lurdis estarão Cremilda Medina e Bitori Nha Bibinha, para juntos cantarem Cabo Verde. O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) é a instituição beneficiente. Uma escolha do jovem músico, proprietário de uma mensagem social bastante profunda, o que espelha um espírito irrequieto, subversivo, porém, versátil e sensível.

Na verdade, uma análise, mesmo que breve, às composições deste jovem músico, tende a confirmar que Cabo Verde está perante um comunicador nato, e um homem de alma grande, que ama as pessoas e abraça o mundo ao seu redor.

Numa breve conversa com Santiago Magazine, o músico santiaguense justificou o evento com estas palavras: “Na sequência de assistir o 5 de julho resumido apenas a sessões solenes na Assembleia Nacional, marcha na Avenida e colocação de flor na estátua Amílcar Cabral, enfim gestos que não podem faltar, entendi que podíamos ir um pouco mais, e um dia perguntei a mim mesmo onde estão os artistas e o povo? Então, na minha vertente artística, que é a música, criei esta gala, prevista para acontecer anualmente, porque música liberta o corpo e a alma”.

Na visão do Romeu di Lurdes, 5 de julho “é unidade e solidariedade também”. Daí a escolha do ICCA como instituição beneficiente.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentar