Pub

livro do Tolentino

O evento aconteceu esta quinta-feira, 21, na cidade da Praia, concretamente no espaço ENeves, na Achada Santo António. A apresentação da obra esteve a cargo do sociólogo Francisco Carvalho.

Trata-se de uma obra escrita e pensada no âmbito das comemorações dos 200 anos das relações entre os Estados Unidos de América e Cabo Verde e editada pela “Arnaldo França Livraria”.

Segundo o autor, o livro começou a partir de um desafio colocado pela Encarregada de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde que lhe formulou o convite para ser o Keynote Speaker num Jantar de Gala organizado pela Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde para assinalar o arranque das celebrações acima referidas.

Jorge Tolentino, que é escritor, diplomada e embaixador, havia participado igualmente numa outra conferência inaugural, desta feita, organizada pela Universidade de Cabo Verde, onde desempenhou o papel de Keynote Speakers’ Event.

Foi a partir daí, segundo as suas palavras, que continuou a aprofundar a investigação cujo resultado é o livro que agora é dado à estampa.

Este é um trabalho original no panorama dos estudos no âmbito da diplomacia cabo-verdiana e, particularmente, no que se refere às relações entre os Estados Unidos de América e Cabo Verde que vem de tempos remotos, desde a pesca da baleia, passando pelo apoio dos EUA em vários momentos da história de Cabo Verde, culminando com o suporte na altura da independência de Cabo Verde.

A colaboração dos EUA prosseguiu até os tempos mais recentes com a cooperação em matéria de segurança na arena internacional e de apoios importantes como são os dois pacotes do MCA e a atribuição da Categoria 1 da Aviação Americana a Cabo Verde e todas as vantagens daí advenientes.

A apresentação do livro intitulado “Estados Unidos de América e Cabo Verde: uma parceria histórica e estratégica” esteve a cargo do Dr. Francisco Carvalho e o lançamento teve lugar hoje, ao fim da tarde desta quinta-feira.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentar