• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Vinicius Sarmento dá concerto na Praia e realiza diálogo inédito com guitarristas cabo-verdianos
Cultura

Vinicius Sarmento dá concerto na Praia e realiza diálogo inédito com guitarristas cabo-verdianos

O Concerto, previsto para 7 de Dezembro, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, vai encerrar as celebrações dos 10 anos do Centro Cultural Brasil/Cabo Verde, antecedido da Residência Artística que nada mais é do um diálogo inédito das tradições “guitarristas” entre o músico brasileiro, Vinicius Sarmento, e os guitarristas cabo-verdianos, convidados pelo mestre Manuel de Candinho.

O músico brasileiro vem à Cidade da Praia para Residência Artística e Concerto com a participação de guitarristas cabo-verdianos, trazendo a sua guitarra de 7 cordas a Cabo Verde.

Segundo uma nota de imprensa divulgado pela Embaixada do Brasil em Cabo Verde, “dentre os instrumentos musicais “abrasileirados”, o violão de 7 cordas é mais do que um simples instrumento. Representa uma linguagem e um estilo musical, tornou-se imprescindível para o choro e para o samba.”

É a primeira vez que Vinicius Sarmento está a pisar o solo cabo-verdiano. A nota da representação diplomática brasileira em Cabo Verde, informa que a história do violão de 7 cordas “se confunde com a história de mestres como Raphael Rabelo e Yamandu Costa, mas também de jovens virtuoses como Vinicius Sarmento, que pela primeira vez vem a Cabo Verde para realizar residência artística e apresentar concerto”.

Trata-se de um evento que prevê encerrar as celebrações pelos 10 anos do Centro Cultural Brasil-Cabo Verde. Segundo a referida nota, será um evento com “entrada franca e a participação especial de guitarristas cabo-verdianos – oportunidade única de presenciar um diálogo inédito entre as tradições "guitarrísticas" dos dois países”.

Antes do concerto do dia 7, Vinicius Sarmento realiza residência artística com guitarristas cabo-verdianos convidados pelo mestre Manuel de Candinho, um dos expoentes do instrumento no país. A atividade, que reunirá mais de dez músicos e instituições locais, incluirá um dia de “ensaio aberto ao público”, previsto para o dia 6 de dezembro, no Nice Kriola.

“O objetivo é proporcionar uma ocasião de intercâmbio, estimular diálogos musicais que aproximem ainda mais os músicos dos dois países”, informa a referida nota. ~

“Por parte dos guitarristas cabo-verdianos, há muita curiosidade pelo violão brasileiro de 7 cordas”, observa Manuel de Candinho, sugerindo uma eventual afinidade do instrumento com os gêneros musicais cabo-verdianos.

A Residência Artística e o Concerto do violonista Vinicius Sarmento é uma realização da Embaixada do Brasil em Cabo Verde e do Centro Cultural Brasil/Cabo Verde, com apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, do projeto Guitarrada do Atlântico e do restaurante Nice Kriola.

Quem é Vinícius Sarmento?

Vinícius Sarmento, violonista e compositor, nasceu na cidade do Recife numa família tradicionalmente musical. O início no instrumento se deu de forma instintiva: aprendeu com seu pai os primeiros acordes, e, como é caraterístico dos músicos populares, em especial os do choro, solidificou sua base a partir dos encontros musicais que assiduamente frequentava. Aprimorou sua técnica tendo aulas de violão popular com seu tio Ewerton Brandão, o Bozó, no Conservatório Pernambucano de Música.

Influenciado pelas gravações do padrinho Raphael Rabello e pelos encontros com o tio Bozó, decidiu, aos 14 anos, comprar seu primeiro violão de 7 cordas. Desde então, vem desenvolvendo uma linguagem própria, ao fundir a escola tradicional do choro, que tem como expoente máximo Dino 7 cordas, com uma abordagem mais moderna do instrumento, inaugurada pelo já citado Raphael Rabello e reinventada por Yamandu Costa. Apresentou-se pela primeira vez aos 10 anos, mas só em 2010, aos 18, iniciou sua carreira solo. Desde então, já dividiu o palco com Dominguinhos, Yamandu Costa, Henrique Annes, Marcus Tardelli, Turíbio Santos, Nonato Luiz, Sebastião Tapajós, Luiza Possi, entre outros artistas relevantes da música brasileira.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação