• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Sociedade civil praiense sai em manifestação de rua a favor da justiça
Sociedade

Sociedade civil praiense sai em manifestação de rua a favor da justiça

O grupo pretende manifestar a sua solidariedade para com o comandante da Polícia Nacional, Elias Silva, demitido das suas funções por ter afirmado que a “lei cabo-verdiana é amiga de armas”.

O lema da manifestação é “Cabo Verde, justiça acima de tudo”. A partida está prevista para 9 horas do dia 1 de Maio, com concentração na Avenida Cidade de Lisboa. Os manifestantes farão percurso até Palácio do Governo e dali sobem para o Plateau, com paragem em frente ao Palácio da Justiça.

Elias Silva era comandante regional da PN no Sal, cobrindo as ilhas de São Nicolau e Boa Vista. Ao afirmar na comunicação social que a lei cabo-verdiana é amiga de armas, Silva foi imediatamente suspenso das suas funções e sobre ele incorre um processo disciplinar por “infracção grave”.

O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, afirmara na ocasião, que “os policiais não podem criticar a justiça”, justificando deste modo a demissão do oficial Silva, bem como o processo disciplinar que lhe foi instaurado.

A ilha do Sal não tardou em manifestar a sua solidariedade para com o comandante, cujo desempenho os salenses avaliam de bom..

Com efeito, a demissão de Elias Silva dividiu o país. Uns consideram que ele não criticou a justiça, mas sim que as suas declarações devem ser entendidas como chamadas de atenção remetidas aos políticos no sentido de reverem as leis criminais no país.

Elias Silva fez as suas declarações na sequência de uma onda de crime e assaltos contra pessoas e bens que nos últimos meses tem estado a assustar a ilha do Sal, pondo em causa a principal actividade económica da ilha – o turismo.

Há de facto um sentimento generalizado na sociedade cabo-verdiana de que as leis protegem o criminoso. Este sentimento é partilhado por muitos agentes da PN que, em privado, não se coibem de criticar o sistema judicial, que consideram muito simpático com os criminosos. Alguns até questionam para quê correr atrás de criminosos para logo a seguir serem libertados pelos tribunais. 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação