• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Mirri Lobo e Elida Almeida juntos contra o Cancro
Sociedade

Mirri Lobo e Elida Almeida juntos contra o Cancro

Dois dos mais sonantes nomes da música cabo-verdiana, os cantores Elida Almeida e Mirri Lobo atuam juntos numa ação promovida pela Diva´s - Associação de Luta contra o Cancro, para a sensibilização e angariação de fundos para apoio a vítimas da doença. Um cartaz de luxo que inclui ainda os jovens Hélio Batalha, Leroy Pinto, Diego Gomes e o grupo Mon na Roda. É já no próximo dia 31 no salão de espetáculos da Assembleia Nacional.

A referida gala assinala a primeira ação da Diva´s este ano, associação criada em outubro de 2017, e tem como objetivo como explicou a sua Presidente e fundadora, Dilva Marques, a angariação de fundos para apoio a doentes de cancro.

Contatado pelo Santiago Magazine, Mirri Lobo diz-se honrado com o convite para participar desta ação beneficente e poder, “com a minha música, contribuir para uma causa maior como esta”. Mirri não é estranho às causas sociais, em particular à luta contra cancro, ele que deu a cara à campanha de sensibilização para a prevenção e rastreio do Câncer de próstata, iniciativa de uma outra instituição, a Associação Cabo-verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC).

Elida Almeida, que tem estado em digressão para promover o seu segundo album, "Kebrada", faz também questão de associar a sua voz a esta causa, ela que, mesmo nas suas músicas, muito se tem expressado sobra a causa feminina e desafios ligados a ela e à superação. Afinal, quem não se lembra do seu sucesso, "M-ta konsigi"?!

Uma “sobrevivente” de um cancro de mama, Dilva Marques, 33 anos, é consciente das dificuldades físicas, mentais relacionadas à doença assim como o enorme encargo financeiro a que as famílias estão obrigadas com os tratamentos que incluem cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. “Os fundos que angariarmos serão, sobretudo, para que possamos pôr de pé os projetos que temos em carteira, com ênfase na prevenção contra a doença, no conforto e apoio às vítimas do cancro e familiares, para além de apoiar as instituições e profissionais que trabalham com esta problemática”, salienta.  

Foi precisamente esta experiência pessoal que levou Dilva a juntar-se a uma outra amiga, também ela uma “sobrevivente” do mesmo tipo de cancro e mais algumas amigas para formar a Diva´s. “O nome, tem precisamente a ver com a mensagem que queremos transmitir e que tem a ver com a elevação da autoestima desses doentes para que se sintam e acreditem neles. Somos todas Diva´s.”

Inicialmente começou como um projeto pessoal, com uma página no facebook para a sensibilização das pessoas para a doença. “Pelo que eu passei, percebi que ainda há muito tabú, daí que pensei em compartilhar a minha experiência de uma forma positiva e ajudar outras vítimas a encontrar a coragem e a positividade que, com a ajuda de meus familiares e amigos mais próximos, tive para vencer a doença. As pessoas precisam de saber que, com os avanços da medicina hoje, o cancro não é mais, obrigatoriamente uma sentença de morte e quando mais cedo for detetado mais chances de sobrevivência terão as pessoas”, reflete.

A criação da associação, recorda, foi quase que um ato natural, pois, “pelo facto de ter vencido a doença e, literalmente, ter ganho nova vida, sentia-me, e sinto-me, na obrigação de compartilhar e contribuir para que outras vítimas tenham, também, o seu final feliz”.

Daí que, apela a nossa entrevistada, “convidamos a toda a sociedade praiense e não só, a abraçarem esta causa como sugere o lema deste espetáculo”. Até, porque, o cartaz promete! Saiba mais sobre o projeto Diva's.

https://www.facebook.com/divascv/

Associado ainda ao evento, a jovem designer de acessórios, Kheyla Mendes, criadora da marca Nega Roots, terá uma exposição no hall de entrada da Assembleia Nacional, inspirada no tema. Conheça mais desta criadora no seu facebook oficial: https://www.facebook.com/Nega-Roots-1466047673686301/?ref=br_rs

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação