• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Ministério Público cria equipa para investigar desaparecimento de crianças
Sociedade

Ministério Público cria equipa para investigar desaparecimento de crianças

O Ministério Público anunciou hoje a criação de uma equipa conjunta da Polícia Judiciária e Polícia Nacional para investigar o desaparecimento de crianças na cidade da Praia, adiantando haver registo de quatro casos suspeitos de sequestro.

Desde novembro desapareceram, na cidade da Praia, três crianças com idades entre os 09 e os 11 anos, estando ainda desaparecida uma jovem de 19 anos e o seu filho recém-nascido, casos que estão a gerar alarme social no país.

Em nota, enviada às redações ao início da noite, o Ministério Público confirma que estão registados na Procuradoria da República da Comarca da Praia "quatro autos de instrução, nos quais se investigam factos suscetíveis de indiciarem a prática do crime de sequestro".

"Foram desencadeadas diligências de investigação, com vista à localização e libertação das pessoas desaparecidas, na sua maioria crianças, o que, até ao momento, não foi possível", acrescenta a Procuradoria Geral da República (PGR).

Nesse sentido, prossegue a nota, a PGR determinou "com efeito imediato" a constituição de "uma equipa conjunta de investigação, composta por dois magistrados do Ministério Público, três elementos da Polícia Judiciária e dois da Polícia Nacional, com o objetivo de proceder à investigação das quatro situações".

A equipa, que trabalhará em exclusividade nestes casos, será coordenada por um magistrado do Ministério Público e deverá apresentar, dentro de 30 dias, um relatório sobre a evolução da investigação.

Deverá ainda, de acordo com a nota, "indicar estratégias e medidas, claras e concretas, relativamente à gestão processual a empreender" com vista a descobrir o paradeiro dos desaparecidos e a conseguir a sua libertação, bem como a identificar "os agentes dos crimes em ordem à respetiva responsabilização criminal".

O Ministério Público admite ainda o recurso a "mecanismos de cooperação judiciária internacional".

O caso mais recente é o de duas crianças, um rapaz de 09 anos e uma rapariga de 11, que desapareceram cerca das 17:00 (18:00 de Lisboa) de sábado do bairro de Achada Limpo, arredores da cidade da Praia.

Desde 14 de novembro, encontra-se desaparecida outra rapariga de 10 anos, residente no bairro Eugénio Lima, sem que, até ao momento, as diligências ecfetuadas pelas autoridades tenham tido sucesso na localização da criança.

Com Lusa

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação