• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Dez razões de apoio à candidatura de Carlos Santos à presidência da AJOC
Ponto de Vista

Dez razões de apoio à candidatura de Carlos Santos à presidência da AJOC

No dia 29 de Julho, os membros da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) vão escolher os novos titulares dos órgãos sociais.

Na corrida à presidência da AJOC estão dois colegas e amigos.

Pessoalmente apoio a candidatura do colega e amigo CARLOS SANTOS e aceitei integrar a sua equipa por 10 razões:

1-   Competência

  • Conheci o CARLOS SANTOS em 1997, na Cidade da Praia, durante a constituição do Fórum da Juventude da CPLP, ele enquanto repórter e eu enquanto delegado e, desde essa altura, reconheci nele muita aptidão, conhecimento, capacidade, um visionário e um profissional com ideias inovadoras.
  • Ao longo dos anos a nossa relação profissional e de amizade foi-se estreitando e tenho constatado que o CARLOS SANTOS tem posto em prática as teorias e conceitos adquiridos na universidade e na escola da vida ao serviço da classe.
  • A sua competência espelha-se pela admiração e respeito que a sociedade cabo-verdiana nutre por ELE, tornando-o num dos jornalistas mais conceituados da nossa praça.

2-   Entrega

CARLOS SANTOS é um profissional que vive intensamente os problemas e desafios do jornalismo e da classe, mesmo os que não têm nada a ver com ele directamente. Entrega-se de corpo e alma em todas as causas em que se envolve e quase sempre com resultados notáveis. Está sempre disponível, a qualquer hora e não tem medo dos desafios, que, aliás, lhe dão sempre mais motivação.

3-   Liderança

  • Liderançaé a arte de comandar pessoas, atrair seguidores e influenciar, de forma positiva, mentalidades e comportamentos. Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo. Ora, eis as qualidades que tanto admiro no colega e amigo CARLOS SANTOS.
  • Acredito que CARLOS SANTOS tudo fará para trazer mais associados para a AJOC e novos colegas se sentirão propensos a solicitar a sua adesão, mesmo os que não apoiam esta candidatura. Acredito que a sua liderança será, efectivamente, inclusiva e dialogante.

4-   Integridade

  • Outra grande qualidade do profissional que se propõe a presidir a AJOC, nos próximos três anos, é a sua integridade, honestidade, rectidão e imparcialidade o que por vezes lhe causa alguns dissabores. Como disse o José António dos Reis “é um profissional exemplar, cumpridor e íntegro”.

5-   Interlocutor

  • Com CARLOS SANTOS na presidência da AJOC, não tenho dúvidas de que será um interlocutor válido, confiável e respeitável, que lutará com todas as suas forças junto das autoridades nacionais e estrangeiras, para o respeito escrupuloso da liberdade de imprensa e dos jornalistas em Cabo Verde e para a melhoria das suas condições laborais.

6-   Continuidade

  • Com CARLOS SANTOS na presidência da AJOC, não tenho dúvidas de que vai aproveitar o legado deixado pela colega Carla Lima, introduzindo, igualmente, as suas ideias e o cunho pessoal. Estamos certos de que tudo fará para tornar a nossa associação sindical mais FORTE, imprimindo maior vitalidade à classe.

7-   Cooperação

  • Com CARLOS SANTOS na presidência não tenho dúvidas de que, ao nível da cooperação, a AJOC ganhará nova dinâmica. As relações com organizações como a UJAO, a Media Press Foundation da Africa Ocidental, a Federação dos jornalistas da CPLP, com as entidades nacionais e com as embaixadas acreditadas em Cabo Verde, sairão reforçadas.
  • Acredito que a sua presidência tudo fará para que mais jornalistas cabo-verdianos conheçam mais instituições europeias, americanas, da CPLP e da CEDEAO.
  • Acredito que a presidência do CARLOS SANTOS tudo fará para transformar a AJOC num membro efectivo da FIJ.

8-   Plataforma Eleitoral

Pelas ideias expostas nos COMPROMISSOS PARA TRANSFORMAR A AJOC NUM SINDICATO FORTE, acredito que a Plataforma Eleitoral do CARLOS SANTOS será a mais rica, confiável e realizável.

9-   AJOC / Academia

  • Com CARLOS SANTOS na presidência não tenho dúvidas de que a AJOC vai-se aproximar cada vez mais da academia e a academia da AJOC.
  • Consegue aliar a sua actividade profissional com a de investigador, por isso acredito que é o candidato melhor posicionado para estimular as universidades nacionais a montarem cursos de especialização para jornalistas e equiparados, cursos de Ciências de Comunicação e de Jornalismo para efeitos de complemento do grau de licenciatura e viabilização de acções de formação ou de reciclagem para operadores de imagem e foto-repórter.

10-              Homem de causas

  • Com CARLOS SANTOS a conduzir os destinos da AJOC nos próximos três anos, tenho a plena certeza de que o sindicato que nos representa estará à altura das suas responsabilidades. Ele é um HOMEM DE CAUSAS, que não precisa da AJOC para se projectar, nem tão pouco como escudo protector.

Pelas razões acima expostas, e uma vez que a AJOC vai precisar de um líder forte, visionário e de ideias inovadoras, considero o CARLOS SANTOS a pessoa certa para presidir, neste momento, a Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde.

Por isso, caro amigo e colega convido-o a juntar-se a nós neste grande desafio de transformar a AJOC num Sindicato ainda mais FORTE.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação